Conectado com

Geral

Secretaria de Mobilidade Urbana foca em ações de educação para o trânsito

Desde 2017 está sendo desenvolvido em Marechal Rondon, pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o Projeto Cidadania no Trânsito, que busca sensibilizar estudantes, professores e a comunidade escolar em geral quanto à importância de atitudes responsáveis no trânsito.

Preocupada em potencializar as reflexões a respeito do tema trânsito, a secretaria participou no sábado, dia 12, da 16ª edição do Brincando na Praça.

Na oportunidade esteve expondo atividades do Projeto Cidadania no Trânsito, com o intuito de levar às crianças orientações relativas à educação de trânsito.

Em estande montado foi realizada a distribuição de materiais pedagógicos, educativos, além de também estar presente o personagem “morte”, que advertiu todos da importância de se usar o cinto de segurança e o capacete na motocicleta.

Conforme Adriane Kappes Vorpagel, da Secretaria de Mobilidade Urbana e responsável pelo projeto, as ações contribuem significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro.

Ela lembra que através de projetos como esse, as crianças podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias.

“As crianças fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público”, afirma Adriane.

A Secretaria de Mobilidade Urbana acredita que as escolas são berços de importantes transformações sociais.

Logo, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola, daí a importância de o Projeto Cidadania no Trânsito estar presente nas escolas e colégios do município.

As palestras foram ministradas para crianças da rede de ensino do município em prol de ações de conscientização de trânsito e mobilidade urbana.

Em 2017 foram 5 mil crianças atendidas através de 62 palestras e em 2018 foram 2,5 mil crianças/adolescentes atendidos através de 26 palestras realizadas.

No ano de 2019, foram diversas palestras ministradas e ações em prol do trânsito, como o Movimento Maio Amarelo, blitz educativas de trânsito, Semana do Ciclista, semana nacional do trânsito e participação de seminários na área de mobilidade urbana.

“A segurança no trânsito é uma questão importante em todas as esferas da sociedade. Principalmente nas escolas, que possuem papel importante na formação de indivíduos mais conscientes a respeito dessa, e de outras questões”, comenta secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa.

O projeto tem parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Detran.

Geral

Decretado ponto facultativo na sexta-feira em Marechal Rondon em virtude do feriado de Corpus Christi

Secretaria Municipal de Saúde manterá atendimento na Farmácia Básica e no setor de agendamento das 7h30 às 11h30

 

Por meio do decreto nº 186/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico recentemente, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, declarou ponto facultativo nas repartições públicas municipais da administração direta na sexta-feira (31). A decisão ocorre em virtude do feriado de “Corpus Christi”, na quinta-feira (30).

Excetuam-se os serviços que por sua natureza são considerados contínuos e essenciais, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Hospital Municipal Dr. Cruzatti e no SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), e pela Secretaria Municipal de Assistência Social na Casa Lar, que não admitem paralisação ou redução de horário de funcionamento.

Os serviços do Conselho Tutelar não sofrerão interrupção, devendo ser elaborada escala própria de trabalho, sob a supervisão do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Haverá atendimento na Farmácia Básica e no setor de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (31), das 7h30 às 11h30.

O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício, Ila Hofstaetter (o Ila) e pelo secretário municipal de Administração, Marcelo Silveira Portela.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Homem fica ferido ao ser atacado por boi em Mercedes

Um homem ficou ferido ao ser atacado por um touro, na tarde de ontem, segunda-feira (27).

Conforme as informações, o homem estava em uma pastagem, no Novo Rio do Sul, interior de Mercedes, quando foi atacado pelo bovino.

Com ferimento na perna, o homem recebeu atendimento médico no Centro de Saúde de Mercedes. Ele foi submetido a exames, que não constataram fraturas.

 

Fonte: Ponto da Notícia

Continue Lendo

Geral

Marechal Cândido Rondon recebe a peça teatral “Juliana e Romão, um caso de separação”

Espetáculo será encenado na próxima segunda-feira (03), no Ginásio de Esportes Ney Braga. A entrada é gratuita

A Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, em parceria com a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura, anuncia o espetáculo educativo “Juliana e Romão – um caso de separação”. Este evento teatral é resultado de uma parceria estratégica estabelecida pelo convênio Linha Ecológica, unindo esforços entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O espetáculo será apresentado gratuitamente na próxima segunda-feira (03), às 19h30, no Ginásio de Esportes Ney Braga e é aberto para toda a comunidade.

Sobre o espetáculo

“Juliana e Romão – um caso de separação” é uma peça teatral que vai além do entretenimento. Abordando temas críticos sobre meio ambiente, o espetáculo narra a história de amor entre dois jovens de famílias com visões opostas, principalmente em questões ambientais. Através de uma mescla rica de circo, teatro, dança e música, a peça busca engajar o público na conscientização sobre a coleta seletiva e o seu impacto significativo na comunidade e na vida dos catadores.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.