Julho é o mês alusivo à prevenção das hepatites virais. A fim de incentivar a conscientização e a prevenção das hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, em conjunto com as unidades de saúde, realiza atividades em apoio à campanha Julho Amarelo.
Através da parceria, são desenvolvidas ações de informação e orientação à comunidade, com a exposição de cartazes, banners e palestras nas salas de espera. A intenção é possibilitar a detecção precoce das doenças, reconhecer sinais e sintomas, além de prevenir eventuais agravos.
As vacinas e os testes rápidos são disponibilizados em todas as unidades de saúde do município. Para mais informações ou para sanar eventuais dúvidas, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Características
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite caracteriza-se como uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sinais ou sintomas, entretanto quando presentes, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tonturas, enjoos, vômitos, dores abdominais, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso das hepatites virais, que são o objetivo da Campanha Julho Amarelo, tratam-se de inflamações causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Essas hepatites podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, ou seja, em locais com condições precárias de saneamento básico e higiene; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado; pelo compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas, alicates e outros objetos perfurocortantes; e da mãe para o filho durante a gravidez.
Atualmente, a vacina contra a hepatite A e B é a principal medida de prevenção. Outras medidas incluem boas práticas de higiene; preparo adequado dos alimentos; uso de preservativos durante relações sexuais; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal. Além disso, realizar os testes rápidos precocemente, é de grande importância, principalmente durante o pré-natal, para prevenir possíveis transmissões da mãe para o bebê.
Fonte: Assessoria