Conectado com

Geral

Secretaria de Saúde notifica primeiro caso suspeito de coronavírus em Toledo

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo informa que foi notificado o primeiro CASO SUSPEITO de Coronavírus no Município na manhã desta segunda-feira (16). A paciente é uma mulher de 55 anos e está em isolamento domiciliar, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. O exame foi coletado para confirmação ou descarte da suspeita da doença.
A mulher que viajou para o exterior retornou no dia oito de março e desde o dia 11 passou a apresentar sintomas (febre, dor de cabeça, coriza nasal e tosse). Ela procurou assistência médica no serviço privado de saúde no final da manhã desta segunda-feira (16). Ela se apresenta com quadro leve e permanece em casa, sendo monitorada. Nenhum outro familiar apresenta sintomas até o presente momento.
Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Paraná, este laboratório é o Lacen-PR.
CUIDADOS BÁSICOS  
A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.
Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Paraná registra 214 casos da Covid-19 e mais um óbito

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 214 diagnósticos de covid-19, acumulado agora é de 4.687 em 248 municípios paranaenses.

Mais uma pessoa morreu em decorrência da infecção, total de óbitos é de 181.

A quantidade de pessoas residentes no Paraná que morreram em consequência da infecção causada pelo vírus Sars-CoV-2 chegou a 182, ou seja, um mais que o informado no sábado.

A paciente que faleceu tinha 89 anos, estava internada, residia em Londrina e foi a óbito no sábado .

Estão internados 322 pacientes com o diagnóstico confirmado para covid-19 de todo o Paraná, são quatro a menos que sábado .

242 estão em leitos SUS , sendo 87 em UTI e 155 em leitos enfermaria, e 80 em leitos da rede hospitalar privada, sendo 32 em UTI e 48 em leitos enfermaria.

Do total de 1.781 leitos SUS exclusivos covid-19 que a Sesa mantém em todo o Paraná, 572 estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

248 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19 e em 72 há registro de óbitos pela doença.

Os municípios e a quantidade de novas confirmações estão listados a seguir:

Com um caso: Abatiá, Almirante Tamandaré, Araucária, Cambé, Campo largo, Campo Mourão, Carambeí, Catanduvas, Conselheiro Mairinck, Corbélia, Francisco Beltrão, Irati, Itambaracá, Laranjeiras do Sul, Mariópolis, Paiçandu, Palmeira, Palotina, Paranavaí, Quatiguá, Quedas do Iguaçu, Rancho Alegre, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, Sapopema, Sarandi, Siqueira Campos, Terra Boa, Tomazina, Tuneiras do Oeste, Uraí.

Dois casos: Araucária, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Jordão, Guaporema, Quatro Barras, Realeza, Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba, Três Barras do Paraná.

Três casos: Antonina, Apucarana, Braganey, Campo Bonito, Ibema, Piraquara, Pontal do Paraná.

Quatro confirmações: Indianópolis.

Cinco casos: Campina Grande do Sul, Maringá, São José dos Pinhais, Tapejara.

Madirituba e Paranaguá tem 8 caos: Londrina nove; Tijucas do Sul dez casos; Cianorte 11; Cascavel 12; Cornélio Procópio 22 e Curitiba 39.

 

Continue Lendo

Geral

Exame dá negativo para morte suspeita por coronavírus no município de Quatro Pontes

A Secretaria de Saúde do município de Quatro Pontes recebeu o resultado do exame envolvendo uma mulher que foi a óbito na semana passada e o caso era tratado como suspeito para covid-19.

Amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Paraná – LACEN e o resultado deu negativo para o novo coronavírus.

A mulher – que faleceu no ultimo dia 27, tinha histórico de câncer, com internamento em Unidade de Terapia Intensiva há menos de 14 dias, na cidade de Cascavel.

Nos últimos dias, ela teve tosse produtiva, sendo este um dos sintomas característicos da doença provocada pelo novo coronavírus.

Visando proceder da forma correta, a 20ª Regional de Saúde de Toledo foi acionada e orientou a manejar este caso como suspeito para Covid-19, levando em conta o fato de que a mesma esteve em UTI fazendo uso de ventilador mecânico, em um município – Cascavel – que está com transmissão comunitária.

Um dia após a morte, o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Quatro Pontes divulgou uma nota oficial sobre o caso, afirmando que seguiu com todos os protocolos para casos suspeitos de coronavírus e que aguardava o exame feito pelo Laboratório Central do Paraná – LACEN.

Ontem à noite, a prefeitura recebeu a informação de que o exame da mulher, que residia em Nova Santa Rosa mas que passava alguns dias na casa de familiares em Quatro Pontes, deu negativo para covid-19.

O município de Quatro Pontes segue ainda sem o registro de casos positivos e de óbitos para a doença.

Continue Lendo

Geral

Toledo confirma o primeiro óbito em decorrência da Covid-19

Assessoria

Em live realizada na noite deste domingo (31), a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Operações Emergenciais (COE), confirmaram o primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), no município de Toledo.

A vida perdida foi de um homem de 63 anos, que contraiu o vírus após viagem a trabalho. Ele recebeu o primeiro atendimento no último domingo (24), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele fez o teste e teve a Covid-19 confirmada na última quarta-feira (27). O seu quadro apresentou uma rápida evolução e ele precisou ser transferido para o Hospital Bom Jesus, onde veio a óbito na tarde deste domingo.

O paciente se enquadrava nas pessoas consideradas de risco, pois possuía quadros de hipertensão, obesidade, diabetes, além de outras comorbidades. O médico e porta-voz do COE, Fernando Pedrotti, lamentou a morte e reforçou que as equipes médicas da UPA de Toledo e do Hospital Bom Jesus fizeram tudo o que estava ao seu alcance para tentar salvar essa vida.

“É com profundo pesar que anunciamos a primeira morte em decorrência da Covid-19 em Toledo. É uma situação muito triste, por isso a gente apresenta as nossas mais sinceras condolências à família enlutada. Nós também agradecemos a toda a equipe médica que fez tudo que estava ao seu alcance”, comentou.

O médico também enfatizou a importância dos cuidados para evitar o contágio. “A situação é muito grave! Nós pedimos que todos tomem os devidos cuidados com a sua higiene, lavando as mãos constantemente e evitando aglomerações, saindo de casa somente quando extremamente necessário”, ponderou.

Novos casos

Neste domingo (31), o COE e a Secretaria Municipal de Saúde confirmaram mais quatro casos positivos da Covid-19 em Toledo. Com as novas confirmações agora a cidade de Toledo chega a 32 casos confirmados da doença.

Os novos casos são de uma mulher de 53 anos, que não tem histórico de viagem recente e também não teve contato com outra pessoa contaminada, sendo mais um caso de transmissão comunitária em Toledo.

O segundo caso é de um homem de 42 anos, que teve contato com um caos confirmados em seu ambiente de trabalho. O terceiro caso é de uma mulher de 41 anos, que apresentou os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 18 de maio e também não viajou, tampouco teve contato com casos confirmados.

A última confirmação foi de um homem de 48 anos, que também se trata de mais um caso de transmissão comunitária. Esse paciente apresentou os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 18 de maio.

Por fim o médico e porta-voz do COE, Fernando Pedrotti, demonstrou preocupação com o avanço da doença em Toledo. “O que nos preocupa mais é o crescimento no número de casos, que ocorre pelo fato de a doença ser muito contagiosa. Outro fator que preocupa é a rápida evolução dos sintomas, mesmo em pessoas jovens e sem problemas de saúde, visto que temos uma paciente de 21 anos internada na UTI. Desse modo nós reforçamos para a população a importância dos cuidados, devido a gravidade da doença”, concluiu o médico.

Fonte: Toledo News

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.