A paciente de 89 anos tinha comorbidades como hipertensão arterial e dislipidemia
A Secretaria de Saúde de Pato Bragado por meio do setor de vigilância epidemiológica divulgou nesta segunda-feira (31), o relatório de fechamento do ano epidemiológico 2022/20223, com a confirmação do primeiro óbito por dengue no município.
A paciente de 89 anos tinha comorbidades como hipertensão arterial e dislipidemia. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi a óbito no dia 18 de junho.
A confirmação foi recebida por meio de exame sorológico realizado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), no dia 22 de junho. A infecção foi autóctone, ou seja, adquirida no município.
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde finalizou com o total de 14 casos positivos, 12 são casos de dengue e 2 de chikungunya, 100 notificações e 86 casos negativos, portanto sem epidemia.
Mesmo com o intenso trabalho dos agentes do setor de endemias, a população precisa reforçar diariamente os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, eliminando os locais com água parada. Ao apresentar qualquer sinal da doença, procurar imediatamente o setor da saúde.
Fonte: Assessoria