O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, pediu para que os clubes sigam o decreto que proíbe os treinos em Curitiba. Além disso, ele pode reavaliar a liberação dos treinos presenciais no restante do estado.
Os treinos presenciais em Curitiba foram suspensos pelo decreto da prefeitura anunciado no sábado, que elevou a situação da cidade para nível médio, chamado código laranja, onde foram determinados a volta da suspensão de atividades de igrejas, bares, academias e clubes esportivos.
As medidas afetam o Athletico, com CT na capital. O Furacão pede para o decreto municipal seja revisto. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) terá uma reunião com a Prefeitura de Curitiba nesta segunda-feira para tratar do tema e poder definir um planejamento. A proibição de treinos em Curitiba aumenta as dúvidas sobre uma possível data para o retorno do estadual.
Como as restrições atingem só a capital (pelo menos por enquanto), Coritiba e Paraná Clube, que treinam na Região Metropolitana, não são afetados e podem seguir com as atividades. O CT da Graciosa fica em Colombo, e o Ninho da Gralha está localizado em Quatro Barras.
O boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado no domingo, apontou que o Paraná tem 9.583 casos confirmados da Covid-19 e 326 mortes causadas pela doença.
Dos classificados para as quartas de final do Paranaense, seis clubes iniciaram os treinos presenciais após a liberação: Athletico, Paraná Clube, Coritiba, Operário-PR, FC Cascavel e Cianorte.
Londrina e Rio Branco-PR ainda não retomaram as atividades presenciais. O Tubarão, inclusive, se posicionou contra esse retorno. Já o Leão da Estradinha aguarda justamente a volta dos treinos coletivos para a reapresentação do elenco – a previsão do clube é que isso ocorra no próximo dia 20.
O Campeonato Paranaense está paralisado desde 15 de março, ou seja, há exatos três meses. As quartas de final terão Paraná Clube x Coritiba, Londrina x Athletico, Cianorte x Operário-PR e Rio Branco-PR x FC Cascavel – confira a tabela completa do estadual.
Rádio Difusora do Paraná com GloboEsporte.com