Conectado com

Política

Secretário estadual de Fazenda projeta cenário pessimista para 2020

Depois de ter de lidar com uma previsão orçamentária otimista, feita pela gestão anterior, o secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia, projeta um cenário bem mais pessimista para 2020.

A proposta de Lei Orçamentária Anual foi entregue no dia 30 de setembro na Assembleia Legislativa do Paraná, com uma estimativa de receita sem crescimento no ano que vem.

Conforme o secretário, a estratégia adotada para os próximos meses será de corte em despesas porque a arrecadação está muito abaixo da projeção.

O enxugamento nos gastos deve se estender para 2020, com redução na casa de 25% a 30% em todas as secretarias.

Segundo Renê Garcia, não se trata apenas de economias em custeio, uma vez que, segundo ele, esse tipo de gasto já estaria perto do limite.

Renê Garcia aponta que será necessário cortar investimentos e programas de políticas públicas, avaliando caso a caso, o que ele define como “ um chamamento à racionalidade”.

Renê Garcia destaca ainda que não se trata de contingenciamento, prática comum na execução orçamentária, que consiste em “segurar” uma parte dos recursos no início do ano para dar conta de pagar as despesas dos meses seguintes.

Para 2020, o secretário está prevendo cortes no sentido estrito da palavra e como há muitas despesas obrigatórias, como salários, em que a margem de negociação é baixa ou inexistente, ele alega que será necessário efetivamente segurar a máquina pública.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Vereador Juliano Olivera apresenta pedidos relacionados a educação municipal

O vereador Juliano Olivera, durante a sessão desta semana do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, apresentou diversos pedidos relacionados à educação municipal.

Dentre os destaques, três indicações para escola Osvino Weirich, do Jardim Higienópolis…

 

Continue Lendo

Política

Oscar Nasihgil é o novo presidente do PL em Marechal Rondon

O advogado Oscar Nasihgil foi confirmado pela direção nacional do Partido Liberal (PL) como novo presidente da sigla no município de Marechal Cândido Rondon.

Ele precede o filho, Arion Nasihgil, pré-candidato a prefeito, que pretende concorrer pelo partido na eleição de 2024. Ele, no entanto, deve aguardar a janela partidária em março para sair do Progressistas e entrar no PL.

Há cerca de uma semana, Arion foi recebido pessoalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede do partido em Brasília. Ele foi acompanhado dos deputados Marcel Micheletto e Fernando Giacobo.

O ex-vereador Adriano Cottica também deixou o Progressistas e ingressou no PL, assumindo como vie-presidente. Vera Karling é a secretária e Clair Zóia o tesoureiro da Comissão Provisória.

 

Fonte: Blog do Jadir

Continue Lendo

Geral

Aprovado título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro

Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou o projeto de lei 221/2023, que concede ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A matéria foi aprovada em primeiro e em segundo turnos nas sessões plenárias realizadas nesta terça-feira (28). Com a dispensa de votação da redação final aprovado, o projeto segue para sanção do Governador Ratinho Junior.

O texto é assinado originalmente pelo deputado Ricardo Arruda (PL) e tem como co-autores os estão os deputados Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Gilson de Souza (PL), Soldado Adriano José (PP) e Marcel Micheletto (PL).

De acordo com Arruda, a honraria irá homenagear o ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, pelo brilhante desempenho como político brasileiro e maior representante da direita no Brasil. A expectativa para a entrega da homenagem será no próximo dia 15 de dezembro, na Assembleia.

“Bolsonaro foi o melhor presidente que este país já teve. Foi um despertar da direita, que é nítido quando vemos ele caminhando pelas ruas e recebendo o carinho das pessoas. Nosso país estava em constante crescimento em sua gestão. Ele é amado pelos paranaenses e merece todas as homenagens”, explicou Arruda.

Ainda segundo o deputado Ricardo Arruda, diante das notórias contribuições realizadas por Bolsonaro ao Estado, a concessão de Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná tem como intuito a realização de uma justa homenagem pela Casa de Leis, reconhecendo seus grandes feitos à sociedade paranaense, motivo pelo qual requer-se o ensejo de todos os parlamentares para a concessão da referida honraria”.

“Bolsonaro foi e continua sendo o presidente mais amado pelo povo paranaense de todos os tempos, isso pode ser constatado pela última votação em 2022, onde recebeu 62,40% dos votos válidos”, completa o autor do projeto.

 

Fonte: ALEP

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.