Rádio Difusora do Paraná

Secretário Ortigara admite falha do Estado ao querer taxar produtos agrícolas

Embora muitas lideranças do setor tenham apontado sua inércia em relação a intenção do governo de taxar produtos do agronegócio, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, garante que sempre foi contrário a medida.

 

O Sistema FAEP/SENAR e os Sindicatos Rurais pressionaram o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa para que um projeto de lei, apresentado, de surpresa, não passasse a taxar os produtores rurais.

A rapidez com que as entidades se mobilizaram e chegaram a seus deputados estaduais foi realmente impressionante.

Em menos de 24 horas, o Governo tirou a urgência, mas segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, infelizmente não arquivou o projeto.

Ele destaca que o perigo persiste e a pressão deve continuar, pois, em caso contrário, o projeto vai jogar nas costas dos produtores rurais o financiamento das obras rodoviárias.

Na abertura do Encontro de Líderes Rurais, sexta-feira passada, na Região Metropolitana de Curitiba, o dirigente disse que é inadmissível querer tirar mais de 2 bilhões de reais por ano, apenas da renda do produtor, para duplicar e pavimentar rodovias.

Apesar de não ter falado abertamente ao público, o presidente da FAEP deu a entender que o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, teria “dado as costas aos produtores” em relação a taxação.

“Quem trabalhou para a não votação da matéria até o momento foram as entidades e não outras pessoas que querem ser o pai da criança, esbravejou Ágide Meneguette.

Por sua vez, ao ser questionado por nossa reportagem durante o evento na Região Metropolitana de Curitiba, o secretário Ortigara disse o seguinte……

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2022/12/FAN-PACHECO-1.mp3?_=1