Segunda fase da vacinação contra a gripe termina amanha

Vacinação é para profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros e presos.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começou em 16 de abril e segue até amanha.

Ontem, a Secretaria da Saúde divulgou o boletim semanal sobre o monitoramento dos casos de Influenza no Estado: não houve novas confirmações de Síndrome Respiratória Aguda Grave por este vírus, no entanto, a vacinação segue como principal recomendação e vai até o mês de junho.

O boletim apresenta o monitoramento entre 29 de dezembro de 2019 até a data de terça-feira.

A campanha de vacinação começou no dia 23 de março e seguirá até o dia 5 de junho.

A Secretaria da Saúde já abasteceu os municípios com a vacina e até o momento foram aplicadas 1.668.847 doses.

Na primeira etapa a prioridade foram os idosos.

Nesta segunda fase a prioridade é a vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A terceira e última fase da campanha será de 11 de maio a 5 de junho e será dividida em duas etapas.

Do dia 11 a 17 vai vacinar crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, pessoas com deficiência, professores, gestantes e puérperas.

De 18 de maio até o final da fase, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.

Apesar de não apresentar aumento nos casos confirmados especificamente de Influenza, o boletim informa 3.522 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com aumento de 482 notificações em relação à semana anterior.