Conectado com

Geral

Segunda-feira: Dia é marcado por mais duas mortes e 38 casos do novo Coronavírus em Toledo

O boletim informativo divulgado na tarde desta segunda-feira (29), pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), trouxe notícias ruins para o município de Toledo, que teve mais duas mortes em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), confirmadas, além de mais 38 pessoas infectadas pelo vírus.
Óbitos
Infelizmente a cidade de Toledo registrou nesta segunda-feira mais duas mortes, causadas pela Covid-19. A primeira delas acometeu uma mulher de 80 anos, que foi atendida no Pronto Atendimento Municipal, no dia 18 de junho. Naquela ocasião foi coletado o exame RT-PCR da paciente, que encontrava-se internada em leito de Terapia Intensiva (UTI). Ela estava internada em outro município e evoluiu para óbito nesta segunda-feira (29).
O segundo óbito teve como vítima um homem de 59 anos, no qual foi atendido no Pronto Atendimento Municipal, em 20 junho, quando passou pelo exame RT-PCR. Ele precisou ser internado em leito de UTI em outro município e veio a óbito na última quinta-feira, 25. Com mais esses dois óbitos, Toledo chegou a um total de 13.
Novos casos
Além de mais duas mortes a segunda-feira foi marcada por mais 38 pessoas que tiveram a infecção pelo novo Coronavírus confirmada em Toledo. Dos casos confirmados hoje, 21 foram diagnosticados no Sistema Único de Saúde (SUS), e outros 17 no Sistema de Saúde Privada.
Dos casos descobertos no SUS, 14 foram através de exame RT-PCR (07 femininos e 07 masculinos), e sete foram identificados, por meio de testes rápidos (03 femininos e 04 masculinos). Entre os casos confirmados no Sistema Privado de Saúde, sete foram via exame RT-PCR (02 femininos e 05 masculinos), e 10 através de testes rápidos (07 masculinos e 03 femininos).
Respiradores consertados
Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo são dois os hospitais, que contam com leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid. O primeiro deles é o Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que possui 14 leitos de enfermaria e 14 leitos de UTI.
A outra Unidade de Saúde disponível para o atendimento de pacientes Covid na região é o Hospital Bom Jesus (HOESP), em Toledo, que tem à disposição, oito leitos clínicos e 16 de UTI. Dos 16 leitos de UTI da HOESP, quatro ficaram indisponíveis nas últimas semanas, por conta de problemas com os respiradores, mas eles voltaram a ficar à disposição da população de Toledo e região nesta segunda-feira.
Para que isso fosse possível, foi necessário ativar dois respiradores e realizar a manutenção nas células de gás oxigênio (O2). Os problemas foram resolvidos por intermédio, respectivamente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).
Dados
Na presente data o município de Toledo conta com 2.304 casos notificados para o novo Coronavírus, sendo que 632 deles foram descartados e 468 encontram-se em análise. Outros 1.204 casos já foram confirmados, com 432 pessoas recuperadas da enfermidade e 13 óbitos causados pela doença.
Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Adapar de Marechal Rondon atualiza números do recadastramento

83,31% dos rebanhos estão com cadastros em dia

Aenoticias.pr.gov.br / reprodução

A Unidade Veterinária da Adapar de Marechal Cândido Rondon atualizou no final da tarde desta sexta-feira, os números da campanha de atualização dos rebanhos em municípios da sua área de ação.

         Em Quatro Pontes, dos 445 produtores inscritos na Adapar,  390 já atualizaram seus rebanhos, restando  55.

         Em Pato Bragado, dos 329 inscritos,  280 já atualizaram, restando 49.

         Em Mercedes são 567 produtores, dos quais  496 já atualizaram seus cadastros, restando 71.

         Em Entre Rios do Oeste  são 326 produtores, dos quais 287 estão em dia com a Adapar, restando 39.

         Já em Marechal Cândido Rondon, dos 1.831 produtores cadastrados, 1.531 já atualizaram seus cadastros, restando 300 que até o prazo final, 30 de junho, ainda poderão fazê-lo.

         O numero de atualizações até agora corresponde a 83,31% dos rebanhos existentes nos cinco municípios .

Continue Lendo

Geral

Quatro Pontes vence Maripa e encaminha classificação no Troféu Difusora

Repórter – Guilherme Heinzen

 

Continue Lendo

Geral

Lei Estadual proíbe uso do narguilé em locais púbicos

O tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.

 

A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana um projeto de lei que reforça a proibição do uso de narguilé em locais públicos no Paraná.

A proposta foi votada na sessão plenária de quarta-feira, dia 31, data definida pela Organização Mundial da Saúde  como o Dia Mundial Sem Tabaco, que mata oito milhões de pessoas no mundo anualmente.

A proposta altera o artigo 2º da precursora Lei nº 16.239/2009,  que estabelece normas para a criação de ambientes livres de fumígenos.

Segundo a justificativa do projeto, a lei vigente já proíbe o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo, público ou privado no Paraná e como o narguilé não é citado, a proposta pretende esclarecer qualquer dúvida de interpretação que possa existir.

Segundo o  deputado Turini, que também é médico,  o “uso do narguilé virou um perigoso hábito entre muitos adolescentes e jovens, que se reúnem em grupos que por horas compartilham o cachimbo para fumar uma espécie de tabaco tão ou mais nociva à saúde que o cigarro.

De acordo com ele dados da OMS comprovam que o tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.

A restrição desta modalidade de produto em ambientes coletivos é adotada em diversos municípios do Paraná e a ampliação em nível estadual tem sentido, de acordo com o autor, devido aos comprovados malefícios em razão do uso indiscriminado, sobretudo em ambientes fechados.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.