Segundo o que apontam os especialistas, o esporte – com torcida – só voltará em 2021. Esse fato, sem precedentes na história do esporte moderno, se dá em razão da pandemia de Coronavírus – Covid 19.
O futebol no Brasil e no mundo, está paralisado há cerca de um mês. É possível afirmar, que a volta das atividades deve ocorrer através de uma transição, ou seja, com planos elaborados por técnicos para que, quando as partidas retornarem, sejam com todos os cuidados necessários – inclusive com portões fechados.
Entretanto, mesmo com jogos sendo realizados sem a presença de torcedores, com a aproximação do inverno no Brasil, a tendência é que a situação piore, principalmente nas regiões mais frias.
Em entrevista concedida ao jornal New York Times, o professor de medicina na Universidade Vanderbilt e especialista em medicina preventiva e doenças infecciosas, William Schaffner, afirmou que “Se pode reduzir a severidade das medidas, fazer modificações e aceitar concessões, mas o distanciamento social terá de continuar”, afirmou.
De qualquer maneira, em todos os planos estudados, só é trabalhada a hipótese de jogos com portões fechados. Ou seja, ao que tudo indica, público nas praças esportivas só em 2021.
O prefeito da cidade italiana de Bérgamo, Giorgio Gori, acredita que o confronto entre Atalanta e Valencia, ocorrido no dia 19 de fevereiro, pela Liga dos Campeões, foi um dos principais causadores da disseminação do novo coronavírus na Itália. Na oportunidade, o confronto teve cerca de 44 mil torcedores presentes na praça esportiva.