Evento é promovido pela Secretaria de Educação e será realizado no auditório Ecos da Liberdade, na Igreja de Deus
A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon promove um importante evento na sexta-feira, dia 30, no auditório Ecos da Liberdade, na Igreja de Deus. Trata-se do II Seminário de Educação Inclusiva, que terá como tema “Atitudes que transformam”. O evento tem como foco os professores da rede municipal de ensino. Também foram convidados educadores das escolas Pequeno Lar (APAE), Unioeste, ISEPE, Eron Domingues, SESI, SESC, Rui Barbosa, Cristo Rei e Martin Luther.
Objetivos
A programação do evento contará com palestras direcionadas aos educadores e exposição de materiais. O objetivo do evento é proporcionar espaços de reflexões e de debates sobre os desafios da educação no contexto atual, com o intuito de gerar atitudes transformadoras sobre o que se pensa e o que se faz em nome da educação inclusiva, no que tange à aprendizagem e à interação social.
O seminário também visa promover a reflexão sobre a importância do trabalho conjunto entre professores do ensino comum e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o processo de inclusão do estudante público da educação especial inclusiva; capacitar os professores e colaboradores para atender, acompanhar e mediar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais e, assim, promover a inclusão e o desenvolvimento saudável desses alunos no contexto escolar; contribuir com a formação continuada do professor no que se refere à identificação e ao atendimento do aluno com comportamentos de altas habilidades/superdotação e promover uma mostra de materiais pedagógicos realizados pelos professores das salas de recursos multifuncionais, voltados ao desenvolvimento emocional, psicossocial e, sobretudo, educacional do aluno público da educação especial inclusiva.
Programação
7h30 – Recepção.
8h – Abertura oficial com apresentação cultural e mesa de honra.
8h30 – Palestra: “Impactos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na vida escolar”, com Marta Regina Clivati.
10h – Abertura para questionamentos.
10h30 – Mostra e exposição dos trabalhos das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SEM).
13h30 – Apresentação de piano, pela professora Cibelli Ramos.
13h40 – Palestra: “Autismo e estimulação precoce”, com a psicóloga Débora Stela Pesavento. 15h – Abertura para questionamentos.
15h30 – Intervalo.
15h45 – Palestra: “Altas Habilidades/Superdotação no Contexto Escolar”, com a psicóloga Franciele Pereira Gozzi Freiberger.
17h – Abertura para questionamentos.
17h30 – Encerramento.
Fonte: Assessoria