Conectado com

Política

Senado aprova novas datas para as eleições municipais

O Plenário do Senado Federal aprovou em dois turnos, em sessão remota nesta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020.

Pela proposta, o segundo turno das eleições ocorrerá no dia 29 de novembro.

 A proposta será analisada pela Câmara dos Deputados 

A PEC segue agora para análise da Câmara dos Deputados, também em dois turnos de votação.

O motivo do adiamento é a pandemia do novo coronavírus.

Na sessão desta terça, o Senado aprovou o texto substitutivo apresentado pelo relator da matéria, senador Weverton Rocha, ao conteúdo original da PEC nº 18, proposto por um grupo de senadores.

O debate sobre a prorrogação das eleições surgiu a partir de alertas feitos por médicos e cientistas ouvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre a necessidade de se adiar o pleito, inicialmente previsto para 4 de outubro, devido à pandemia da Covid-19.

Com o adiamento, haverá mudanças também no calendário eleitoral, incluindo prazos para desincompatibilização, registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas.

Pelo texto, as convenções partidárias para a escolha de candidatos e deliberação sobre coligações devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro.

O registro de candidaturas deve acontecer até 26 de setembro, e o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet, após 26 de setembro, entre outras datas especificadas.

Já a prestação de contas dos candidatos (primeiro e segundo turnos) deve ser apresentada até 15 de dezembro à Justiça Eleitoral que deverá publicar a decisão dos julgamentos até o dia 12 de fevereiro de 2021.

A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país.

A data da posse dos eleitos permanece inalterada.

A PEC aprovada nesta terça-feira também estabelece que outros prazos eleitorais, que não tenham transcorrido na data da promulgação da proposta, devem contabilizar para seus efeitos o adiamento das eleições, como é o caso da desincompatibilização, que deverá obedecer os novos dias de realização das votações.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Sperafico assume hoje seu 7º mandato como deputado federal

Divulgação

Os 513 deputados federais eleitos no ano passado tomam posse e elegem o novo presidente da Câmara nesta quarta-feira , 1º de fevereiro.

Por enquanto, há dois candidatos ao comando da Casa: o atual presidente Arthur Lira e o deputado eleito pelo Psol Rio de Janeiro,  Chico Alencar .

A posse dos eleitos está marcada para às 10 horas, mas a   eleição da mesa diretora começará  às 16h30.

Arthur Lira tem amplo favoritismo e seus aliados esperam que ele se reeleja com quase 90% dos votos.

O atual presidente da Câmara conseguiu formar uma aliança com partidos da direita à esquerda para apoiar sua reeleição , incluindo o PT do presidente  Lula .

Ainda é possível que haja outro candidato além de Lira e Alencar, já que as candidaturas podem ser registradas até as 15 horas e 30  minutos.

Quem retorna ao Congresso Nacional, para cumprir seu 7º mandato  é Dilceu Sperafico, que reafirma seu compromisso com a região e o Paraná como deputado federal…..

 

No Senado Federal, a sessão de posse está marcada para as 15 horas  e em seguida ocorrerá a eleição da Mesa, para escolha do presidente.

Na sessão de  amanhã,  quinta-feira pela manhã, ocorrerá a escolha dos demais cargos da mesa.

Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura mas o  atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB.

O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.

Amanhã às 15 horas, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Continue Lendo

Geral

Iniciada a preparação para a pavimentação asfáltica de mais de R$ 7 milhões em Iguiporã

Todas as ruas da sede do distrito serão beneficiadas

 

A empresa Construmaq Pavimentações LTDA, vencedora do processo licitatório, iniciou nesta semana os trabalhos de preparação de ruas no distrito de Iguiporã, que receberão pavimentação asfáltica. A obra demandará investimentos de R$ 7.259.279,43, com recursos próprios da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Todas as ruas da sede do distrito serão beneficiadas. O pavimento asfáltico existente será recapado. Haverá também o recape asfáltico das ruas que possuem pedras irregulares e pavimento asfáltico novo em várias vias. No total, 42.371,69m² serão asfaltados.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prefeito em exercício de Pato Bragado cumpre agenda e garante recursos em Curitiba

Foto: Assessoria

O prefeito em exercício de Pato Bragado, John Nodari, cumpre agenda nesta semana, no Governo do Estado, em Curitiba.

Diversos encontros já acontecerão, incluindo reuniões na Secretaria de Segurança Publica e na pasta da saúde…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.