Rádio Difusora do Paraná

Serviços de conservação de solos podem ser protocolados na prefeitura rondonense

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável vai intensificar os atendimentos no período de entressafras

Aproveitando o período entre a colheita do milho safrinha e o plantio da safra de verão, que inicia em setembro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon está intensificando os trabalhos de conservação de solo nas lavouras, especialmente quanto à reconstrução de curvas de nível.

Conforme o secretário Adriano Backes, muitos produtores já realizaram o protocolo junto à prefeitura. No entanto, ele pede que aqueles que necessitam do serviço e ainda não fizeram o pedido, que procurem a prefeitura o quanto antes. “Alguns agricultores já iniciaram a colheita do milho safrinha. As lavouras, portanto, começam a ficar livres para os serviços de conservação de solo, por isso as máquinas da secretaria já estão atuando nesses serviços. Temos que aproveitar o vazio de cerca de 100 dias entressafras para atender ao maior número possível de agricultores. O objetivo é colocar uma máquina em cada distrito e seguir a ordem dos protocolos. Para aqueles que ainda não fizeram o pedido, solicitamos que procurem a prefeitura”, ressaltou Backes.

É importante lembrar que o município subsidia horas máquinas e o produtor entra com a contrapartida.

A conservação de solo evita a erosão, aumenta a disponibilidade de água e de nutrientes, preserva a estrutura física do solo, promove a atividade biológica, contribuindo para a rentabilidade em termos de produtividade, além de evitar o assoreamento de cursos d’água.

 

Fonte: Assessoria