Primeiro módulo acontecerá nesta sexta-feira (05), em Cascavel. Projeto terá sequência até o mês de novembro
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, através de ação do Ecomuseu da Itaipu e da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, firmaram parceria com a prefeitura de Marechal Cândido Rondon visando à realização de um curso de educação patrimonial. O público-alvo são professores e educadores das redes municipais de ensino da região que integra a BP3 (Bacia do Paraná 3).
Os módulos acontecerão nos municípios de Cascavel, nos dias 05, 12 e 19 de agosto; Foz do Iguaçu, em 09, 16, 23 e 30 de setembro; Pato Bragado, nos dias 07, 14 e 21 de outubro; Santa Helena, em 09, 11 e 18 de novembro.
Extensão
Graduada em História pela Unioeste, com cursos na área de museologia e patrimônio cultural, Ariane Costa Hollmann, servidora pública da Secretaria de Cultura de Marechal Rondon e atual responsável pelas atividades realizadas no Museu Padre José Gaertner – de Porto Mendes -, terá a responsabilidade de dirigir o curso de extensão com o objetivo de trabalhar com a educação e o conceito de patrimônio cultural. Ela também transmitirá os conhecimentos sobre patrimônios da região da BP3; museus e espaços de memória da região; propostas de práticas de educação patrimonial para a educação formal; bem como experiências regionais e do Paraná.
O módulo em que Ariane trabalhará diz respeito ao conceito de patrimônio cultural, com ênfase nos aspectos históricos e legais da preservação do patrimônio e, ainda, reflexões complementares acerca da importância da preservação da memória, da história e do patrimônio.
Fonte: Assessoria