Geral
SESC Marechal Rondon reabre academia e restaurante

Publicado em:
Gerente da unidade do SESC Marechal Rondon Carlos Cremonini, foi entrevistado ontem (23), por Guilherme Heinzen, no Programa Difusora nos Esportes.
Além de trazer um panorama geral sobre como estão todas as atividades da unidade rondonense, Cremonini informou que a Academia – que ainda tem algumas vagas abertas para interessados – e o Restaurante da unidade, foram reabertos.
Ouça a entrevista na íntegra:

Geral
Secretário de Educação de Marechal Rondon será anunciado na semana que vem
Tudo indica que será a servidora de carreira Andréia Bach

Publicado em:
O prefeito Marcio Rauber, afirmou que está muito próximo do anuncio do titular da Secretária Municipal de Educação de Marechal Rondon.
Profissionais que vão compor a equipe já estão praticamente definidos, e apesar do prefeito não confirmar, especulações dão conta de que a secretária da pasta será a profissional de carreira do município e Estado, Andreia Bach.
Marcio Rauber deve acelerar o anuncio da nova secretária, diante da necessidade de decisões e atenções que a pasta precisa, por causa do retorno das aulas presenciais, no dia 18 de fevereiro.
Inclusive o tema foi discutido ontem, na primeira assembléia geral ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, ocasião também em que os mandatários ratificaram por 52 votos a 0, apoio à candidatura do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, à presidência da entidade municipalista oestina: a eleição será realizada na sexta-feira que vem…….ouça entrevista
Geral
Mesmo com pandemia, Sicredi Aliança registra números históricos em 2020
Cooperativa atingiu 31 milhões de reais em resultado, 60 mil associados e 2 bilhões de reais em ativos

Publicado em:
Em um ano atípico, a Sicredi Aliança PR/SP chegou a um momento histórico: atingiu 31 milhões de reais em resultado, 60 mil associados e 2 bilhões de reais em ativos, o que mostra que apesar do momento atípico, os associados têm a cooperativa como seu ponto de apoio.
O Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, ressalta que a proximidade com o associado e os números obtidos reforçam o compromisso da cooperativa com seu quadro social e com as regiões onde está inserida.
Ele destaca que o Sicredi finalizou o ano de 2020 com 61.982 associados, representando um crescimento de 17% com relação a 2019.
Em ativos, a Sicredi Alinaça chegou a importante marca de 2 bilhões de reais, um crescimento expressivo de 56% comparado ao ano anterior.
A cooperativa fechou com Patrimônio Líquido de $207 milhões, representando 19% de crescimento e entregou um resultado histórico de R$31 milhões, representando uma variação positiva de 21%.
O Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, destaca que a cooperativa busca estratégias no mercado para obter um preço justo nas operações de credito e um maior retorno para os associados………ouça áudio……
Geral
Aulas retornam em fevereiro mas professores discutem possível paralisação

Publicado em:
Assembleia da APP-Sindicato será amanhã pela manhã
Foi assinado pelo governador Ratinho Júnior o decreto autorizando a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais, cujo texto está inclusive publicado no Diário Oficial do Estado.
As aulas estão suspensas desde março do ano passado, após o início da pandemia do Covid-19 mas devem ser reiniciadas no próximo dia 18 de fevereiro.
Em dezembro, a Secretaria de Estado da Educação havia divulgado que elas seriam retomadas em formato híbrido, com parte dos alunas assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota.
A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema.
Conforme a Secretaria da Educação, os educandários estaduais vão adotar as medidas do protocolo de prevenção contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o mesmo modelo já usado no retorno de atividades extracurriculares no fim de outubro.
Apesar do anuncio feito pelo Governo, a retomada das aulas está novamente ameaçada.
Amanhã a partir das 9 horas, a APP-Sindicato fará uma assembleia estadual extraordinária on-line para deliberar sobre novas ações buscando o atendimento das reivindicações da categoria, entre elas o que os professores definem como “ novo calote da data-base anunciado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior “ e não está descartada a decretação de uma greve da categoria.
O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, se reuniu com procuradores do Ministério Público do Paraná para tratar de assuntos relacionados à defesa dos direitos dos professores e estudantes da rede pública estadual.
Processo seletivo simplificado, escolas cívico-militares e mudança na matriz curricular com redução da carga horária das disciplinas de humanas , também estiveram entre os temas abordados.
De acordo com o presidente da APP-Sindicato, a gestão do secretário da Educação, Renato Feder, e do governo Ratinho Júnior, vem cometendo um conjunto de práticas antissindicais.
Na avaliação do dirigente, essas iniciativas precarizam a educação pública, são incompatíveis com o regime democrático e a legislação brasileira e por isso a APP está mobilizando a categoria e atuando em todas as frentes possíveis para barrar esses retrocessos.