Conectado com

Geral

Apesar de a maioria votar por sua cassação, vereador Nilson Hachmann é absolvido

Com o plenário lotado, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na noite desta quinta-feira a sessão extraordinária para julgamento do processo disciplinar contra o vereador Nilson Hachmann.

 

Por 7 votos favoráveis a sua cassação, 3 nulos, 2 contrários e 1 em branco, Nilson foi absolvido, pois eram necessários, no mínimo, 9 votos favoráveis dos 13 vereadores para que o acusado perdesse o mandato.

A votação foi secreta, conforme o Regimento Interno da Casa de Leis e por determinação judicial.

Nilson respondia na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar, acusado de utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido pela Constituição Federal e pelo Código de Ética Parlamentar do Município.

A denúncia foi protocolada no Poder Legislativo em 28 de fevereiro deste ano pelo vereador Josoé Pedralli.

O parecer da Comissão de Ética, formada pelos vereadores Vanderlei Sauer, presidente; Arion Nasihgil, relator; e Adriano Cottica, membro; havia sido pela perda do mandato.

Embora absolvido no processo disciplinar no Poder Legislativo, por enquanto Nilson não reassumirá a sua cadeira na Casa de Leis.

Nilson ainda é réu no Poder Judiciário, que determinou o afastamento dele do cargo de vereador até a conclusão do processo criminal.

Como relator do caso, o vereador Arion Nasihgil destacou que a Comissão Processante vez a sua parte……..

Por sua vez, o advogado Márcio Berti menciona que a partir de agora os esforços da defesa serão para que a Justiça devolva a Nilson o direito de reassumir o mandato, mesmo sem o término do procedimento judicial..

Geral

Desfile no dia 25 de julho destacará potencialidades de Marechal Cândido Rondon

Em 2022, o município comemora 62 anos

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Fundação Promotora de Eventos (Proem) trabalham na organização da Expo Rondon 2022, que será realizada de 21 a 25 de julho. A grade de shows já está definida, porém, as demais atrações estão sendo programadas.

Um dos atrativos que comporá o evento que comemora os 62 anos do município será o desfile, no dia 25 de julho, segunda-feira, data de aniversário do município. O evento é coordenado pelas secretarias de Educação, de Esporte e Lazer e de Cultura, e objetiva demonstrar as potencialidades de Marechal Cândido Rondon.

O desfile será realizado na rua Santa Catarina, com início às 8h30. Terá a participação de entidades, clubes de serviços, associações, empresas, forças policiais, como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede no município e que neste ano comemora dez anos de atividades.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e ao ar livre

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Rede de apoio à criança e ao adolescente reúne-se nesta sexta-feira em Marechal Rondon

Ampliar a rede de proteção no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Esta é a proposta do seminário que acontece a partir das 8h30 desta sexta-feira (20), tendo por local a sala do Tribunal do Júri do campus rondonense da Unioeste.

O evento contará com palestras que serão ministradas pelos promotores Caio Marcelo Santana di Rienzo e Marcus Vinicius Ferraz Homem Xavier, com o tema: “Encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no município de Marechal Cândido Rondon”.

Durante a tarde, a assistente social Francielle Toscan, do Ministério Público de Foz do Iguaçu, discorrerá sobre “A identificação das formas e dos sinais da violência contra crianças e adolescentes”. A assistente social Rosilene Marciana Figur Bischoff, do Serviço de Acolhimento Municipal, conduzirá a apresentação do protocolo de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Projeto

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fernanda Schmitt, expõe que a programação receberá a participação dos profissionais que atuam atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência. “É uma determinação do prefeito Marcio Rauber a adoção de medidas que combatam o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, pontua.

O projeto é uma realização da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon e do CMDCA, com o apoio do campus local da Unioeste e do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ).

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Solenidade hoje na Acimacar marcará troca de comando nos bombeiros de Marechal Rondon

Solenidade programada para a noite desta quinta-feira, marcará a passagem de comando do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião, o Major Tiago Zajac dos Santos, oficializará sua saída de Marechal Rondon, passando o cargo ao capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Tiago Zajac deixa o comando dos bombeiros rondonenses após sete anos frente a corporação, motivado por sua promoção na carreira militar, sendo promovido de capitão para major: ele desempenhará funções agora nos bombeiros de Cascavel.

Para comandar os bombeiros de Marechal Rondon, foi designado pelo comando regional o capitão Lima, que desde 2017 comanda os bombeiros de Palotina.

A solenidade de passagem de comando do 3º Subgrupamento dos bombeiros de Marechal Rondon está programada para as 19 horas de hoje, no auditório da Acimacar, e contará com a presença de autoridades militares, politicas e convidados.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.