Rádio Difusora do Paraná

Apesar de a maioria votar por sua cassação, vereador Nilson Hachmann é absolvido

Com o plenário lotado, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na noite desta quinta-feira a sessão extraordinária para julgamento do processo disciplinar contra o vereador Nilson Hachmann.

 

Por 7 votos favoráveis a sua cassação, 3 nulos, 2 contrários e 1 em branco, Nilson foi absolvido, pois eram necessários, no mínimo, 9 votos favoráveis dos 13 vereadores para que o acusado perdesse o mandato.

A votação foi secreta, conforme o Regimento Interno da Casa de Leis e por determinação judicial.

Nilson respondia na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar, acusado de utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido pela Constituição Federal e pelo Código de Ética Parlamentar do Município.

A denúncia foi protocolada no Poder Legislativo em 28 de fevereiro deste ano pelo vereador Josoé Pedralli.

O parecer da Comissão de Ética, formada pelos vereadores Vanderlei Sauer, presidente; Arion Nasihgil, relator; e Adriano Cottica, membro; havia sido pela perda do mandato.

Embora absolvido no processo disciplinar no Poder Legislativo, por enquanto Nilson não reassumirá a sua cadeira na Casa de Leis.

Nilson ainda é réu no Poder Judiciário, que determinou o afastamento dele do cargo de vereador até a conclusão do processo criminal.

Como relator do caso, o vereador Arion Nasihgil destacou que a Comissão Processante vez a sua parte……..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2019/08/1-6.mp3?_=1

Por sua vez, o advogado Márcio Berti menciona que a partir de agora os esforços da defesa serão para que a Justiça devolva a Nilson o direito de reassumir o mandato, mesmo sem o término do procedimento judicial..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2019/08/2-7.mp3?_=2