A biosseguridade e a nova lei de licenciamento ambiental estarão em discussão durante o Show Rural Coopavel, em reuniões que deverão reunir representantes do Sistema Ocepar, de cooperativas e técnicos do governo do estado.
No dia 11 de fevereiro, a biossegurança será o tema predominante nas reuniões do Comitê Estadual de Sanidade Suína e do Comitê Estadual de Sanidade Avícola, na Casa Paraná Cooperativo, a sede do Sistema Ocepar no Show Rural Coopavel.
Durante a manhã será apresentado trabalho realizado com a Embrapa Suínos e Aves para o desenvolvimento de um software que auxilia na análise da biosseguridade.
Conforme o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, “ é necessário caminhar nesse sentido também na área da suinocultura porque essa é, e será cada vez mais, uma exigência do mercado”.
O mesmo tema será abordado pelo Coesa à tarde, com foco principalmente na prevenção da influenza aviária.
Apesar de no ano passado o vírus ter sido detectado em aves silvestres, o Paraná não teve nenhum caso em unidade comercial.
A discussão em torno da vigilância sanitária visa a continuidade dessa situação positiva no Estado.
No dia 13 de fevereiro, a Casa Paraná Cooperativo também será o endereço do primeiro Fórum de Meio Ambiente, com a participação de técnicos do Sistema Ocepar, das cooperativas e do Instituto Água e Terra (IAT).
O objetivo principal será a discussão sobre a nova lei de licenciamento ambiental e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.
Fonte: Comunicação Sistema Ocepar