O Banco Central anunciou ontem que o Pix terá novos mecanismos de segurança a partir de 5 de novembro, com aprimoramentos nas informações armazenadas e que são compartilhadas com as instituições financeiras e de pagamento para prevenção à fraude.
O BC informou que as mudanças aperfeiçoam duas funcionalidades disponíveis aos participantes do Pix: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança.
A notificação de infração permite que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação.
Por outro lado as instituições financeiras ampliam seu leque de funcionalidades relacionadas ao Pix, colocando em prática o serviço Agente de Saque, uma solução ainda pouco explorada pelo mercado.
A novidade, que ainda não está disponível em Marechal Cândido Rondon, mas que breve estará, possibilita que empresas disponibilizem aos seus clientes a opção de sacar ou receber troco em dinheiro em seus estabelecimentos.
Enquanto isso o cartão de crédito continua possibilitando vantagens aos seus usuários, e pelos mais diversos motivos, pelo fato de fazer tudo que o dinheiro faz, é aceito para qualquer valor de compra e não traz os riscos envolvidos quando se anda com dinheiro em espécie.
Por essas e outras razões a Sicredi Aliança Paraná/São Paulo amplia e moderniza a funcionalidade de sua linha de cartões, segundo o Diretor de Negócios da Cooperativa, Gilson Metz..
