Com foco em dar suporte ao agronegócio , setor que fechou 2020 com saldo positivo de 9% no PIB agropecuário mesmo em um período atípico, de pandemia, o Sicredi anunciou recentemente a oferta de 6 bilhões e 900 milhões de reais em créditos para pré-custeio do Plano Safra 2021/2022 para os associados das cooperativas integradas ao sistema em todo o país.
O valor está disponível para associados do campo que pretendem antecipar a compra de insumos para suas lavouras, garantindo maior rentabilidade dos negócios.
O icredi é uma das instituições financeiras com maior representatividade no agronegócio, e foi a 2ª instituição financeira que mais liberou crédito rural no Plano Safra 2019/2020, com mais de 20 bilhões de reais concedidos.
A instituição atende desde grandes produtores a médios e pequenos, especialmente aqueles ligados à agricultura familiar.
Além dos recursos controlados, as cooperativas do Sistema Sicredi disponibilizam outras fontes para pré-custeio como Moeda Estrangeira, Cédula de Produto Rural (CPR), e Recursos Próprios da Cooperativa.
Na última temporada, essas fontes alternativas, somadas aos recursos controlados, resultaram na concessão de 3 bilhões 225 milhões de reais, cifra 125% maior que o planejado inicialmente.
Para a safra 2021/2022, o Sicredi prevê liberar o mesmo valor do último ciclo em fontes alternativas, cerca de 1 bilhão 284 milhões de reais.
Conforme Gilhane Schiestel, assessora de credito rural da Sicredi Aliança Paraná São Paulo, os produtores, associados ou não, e que estejam interessados, podem procurar as agencias da cooperativa na região, para o encaminhamento de propostas…….