Sindicato Rural aponta agricultura familiar para garantir sustentabilidade no campo

Juntamente com outras entidades ligadas ao setor agropecuário, o Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon aposta na agricultura familiar como forma de melhorar ainda mais os resultados no campo.

 

Uma das grandes propostas da Organização das Nações Unidas é mostrar para o mundo que é possível melhorar os meios de subsistência, a gestão dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente para ter um desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

Para a ONU, produzir e consumir alimentos saudáveis e acessíveis, diminuir ao máximo o desperdício e combater a fome são elementos centrais da transição para uma sociedade mais sustentável.

A orquestração de esforços para valorizar a agricultura familiar deve também contar com uma série de iniciativas que possam, entre outros resultados, reduzir o volume de perdas e desperdício de alimentos.

A redução das perdas nas etapas de plantio, armazenagem, processamento e distribuição de alimentos deve ser um compromisso de produtores e distribuidores para garantir uma entrega economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.

A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas para promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Esta idéia é compartilhada pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, o qual “vê na agricultura familiar um grande avanço para o campo”.

Ao comentar sobre a agricultura familiar praticada na microrregião, o dirigente destaca alguns benefícios que este segmento possui para crescer cada vez mais……