O vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon, engenheiro agrônomo Cevio Mengarda, alerta agricultores sobre a incidência de “cigarrinhas” em várias lavouras de milho da microrregião.
Em meio à diversidade de insetos que causam prejuízos na agricultura, a cigarrinha do milho é atualmente considerada uma das mais severas pragas na América Latina.
Essa cigarrinha é especialista em plantas de milho e o problema ocorre por ela succionar a seiva das plantas e transmitir vírus e molicutes do enfezamento do milho.
A infestação vem aumentado em várias regiões do Brasil, inclusive no Oeste do Paraná, fazendo com que a doença que transmite enfezamentos também ganhe cada vez mais importância.
Diante desse problema, é necessário entender mais sobre o comportamento do vetor e sua interação com o complexo de enfezamentos do milho para melhorar o seu manejo.
O Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon se mostra preocupado com o aumento da incidência de cigarrinha em lavouras de milho da região, especialmente nas áreas plantadas mais cedo.
Como engenheiro agrônomo, o vice-presidente da entidade agropecuária, Cevio Mengarda, confirma o problema e destaca ser uma praga de difícil controle…….