O presidente do Sindicato Rural de Mal. Cândido Rondon, Edio Chapla, está alertando novamente os agricultores quanto a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Trata-se de um instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.
A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.
Considerada uma identidade do produtor rural, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.
Para fazer a Declaração ao Pronaf, o agricultor interessado deve encaminhar ao Sindicato uma série de documentos, incluindo extratos de vendas de produtos, declaração de imposto de renda, cópias de matrículas dos imóveis rurais ou contratos, CPF e RG do casal, comprovante de endereço, certidão de casamento e folha de pagamento.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, se de um lado há produtores que se enquadram nos critérios para a obtenção dos benefícios, do outro, há agricultores que não atendem as normas e mesmo assim buscam o incentivo……….