Os Sindicatos que representam os trabalhadores públicos entre eles SINTEOESTE, ADUNIOESTE-ANDES, SINPROVEL, SINDSAÚDE e APP-Núcleo Sindical Toledo, manifestaram seu repúdio à deliberação da assembleia realizada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, que aprovou a reabertura parcial do comércio nas cidades da região, a partir desta quarta-feira 01.
Isso deverá acontecer em alguns municípios, mesmo após a AMOP publicar uma nota recuando da decisão, o que demonstra o equívoco cometido pela entidade.
Defendemos que as autoridades municipais sigam as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e recusem qualquer deliberação que seja contrária às medidas de isolamento social e que colocariam a população em risco.
Os municípios da região oeste do Paraná, o Estado do Paraná e o Brasil precisam de medidas econômicas urgentes, que permitam aos trabalhadores públicos e privados, pequenos empresários, desempregados, trabalhadores informais, pessoas em situação de rua entre outros, isolamento com tranquilidade e com garantias no que se refere aos seus salários, empregos e renda.
A Nota ainda diz que “Não nos cansaremos de cobrar o Poder Público municipal, estadual e federal, de “que a vida vem antes do lucro”, por isso a AMOP precisa agir para proteger os cidadãos e não os empurrar à morte!”