O Sistema Faep/Senar Paraná está aconselhando os agricultores interessados em investir em energia solar fotovoltaica para que negociem com empresas homologadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Estado.
A energia solar fotovoltaica é uma grande aliada dos agricultores, pecuaristas ou famílias rurais para reduzirem o gasto com a conta de luz e aumentarem a renda proveniente do agronegócio.
Seu funcionamento envolve a atuação de painéis fotovoltaicos que são responsáveis por captar energia do sol e permite que seja utilizada como fonte de energia para abastecer equipamentos agrícolas e máquinas, além de realizar o bombeamento de água para irrigar plantações.
Esses sistemas podem ser usados como energia elétrica e calor nas dependências de rebanhos e áreas comuns de casas.
O Programa Renova/Paraná conta com taxas de juros reduzidas, cuja equalização é feita por intermédio do Banco do Agricultor Paranaense, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico.
A equalização das taxas de juros depende do volume de recursos disponibilizados, do porte do produtor rural beneficiado e da linha de crédito escolhida, de acordo com os regramentos que foram criados.
Há produtores da região que se frustraram ao negociar a instalação de sistemas de energia solar em suas propriedades, pois o que imaginavam não condizia com a realidade.
O problema é que esses produtores não negociaram com empresas homologadas pelo IDR para integrar o Programa Renova Paraná, o que não garante os benefícios concedidos.
O técnico do Sistema Faep/Senar Paraná, Luiz Eliezer Ferreira, comenta a respeito…..