É possível se inscrever em duas opções de cursos e não há cobrança de taxas
É possível mudar as opções de curso?
Sim. Enquanto o período de inscrições estiver aberto, o candidato poderá alterar suas opções de curso e instituições quantas vezes achar necessário.
Porém, ao término das inscrições, a última opção escolhida pelo candidato será considerada válida.
Nota de corte
Ao longo do período de inscrições, o sistema exibe, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso e naquela modalidade de concorrência.
A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato fique entre o grupo das pessoas potencialmente selecionadas.
O MEC alerta, no entanto, que a nota de corte exibida durante o período das inscrições é apenas uma referência para que o candidato monitore sua situação, não sendo garantia de seleção para a vaga selecionada. “O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição, diz a pasta.
Classificação parcial
Enquanto as inscrições estiverem abertas –até o dia 25, portanto–, o candidato poderá consultar sua classificação parcial no curso escolhido.
Assim como ocorre nos boletins diários de nota de corte, a classificação parcial é apenas uma referência. “Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final”, explica o ministério.
Lista de espera
Quem não for selecionado na chamada regular nas duas opções de curso escolhidas poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.
O Ministério da Educação explica que o candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida.