Rádio Difusora do Paraná

Soldado rondonense morto em Guaíra será homenageado com nome de Base Náutica.

Está confirmado para a próxima sexta-feira, dia 11, solenidade de inauguração de Base Náutica, que levará o nome do soldado rondonense Daniel Henrique Trarbach Engelmann.

A solenidade foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, quando às 15 horas vai inaugurar a Base Náutica Interestadual Trarbach, localizada no Porto Felício, município de Querência do Norte.

Trata-se do primeiro espaço de atuação interestadual do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA).

Na oportunidade, será realizada a entrega oficial do Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado instalado na fronteira do Estado do Paraná.

O evento deve contar com a presença de diversas autoridades, tanto do governo federal como dos governos do Mato Grosso do Sul e do Paraná, dentre elas o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

O nome da Base Náutica é uma homenagem ao soldado rondonense Daniel Henrique Trarbach Engelmann, integrante da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (Guaíra/PR), que morreu recentemente em operações no combate ao crime transfronteiriço.

O soldado estava compondo uma patrulha que operava na noite de 10 de maio de 2020, em águas fronteiriças do Rio Paraná, quando a embarcação “Esperança”, da Polícia Federal de Guaíra, tripulada por militares do Exército Brasileiro, no contexto da Operação Hórus, foi deliberada e intencionalmente atingida por uma embarcação clandestina, que transportava grande quantidade de maconha.

Com o impacto, o jovem rondonense foi projetado da embarcação, sendo localizado somente no dia 15 de maio sem vida.