Conectado com

Política

Somente 60% dos eleitores rondonenses fizeram o cadastramento biométrico

O prazo para o cadastramento biométrico de eleitores está na reta final e o número de cadastros feitos por rondonenses na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, foi de 60%.

De acordo com o chefe de cartório, Fábio Geahl, muitos locais de votação já não podem ser mais escolhidos pelos eleitores, por conta de ter atingido o limite de pessoas.

Ele explica que por conta disso, aqueles que, mesmo não residindo no local, tinham por hábito votar em tal lugar, terão que escolher outro local.

Fabio destaca que é interessante que eleitores que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos), façam a biometria.

Caso mudem de ideia e decidam votar nas próximas eleições, o cadastro biométrico será obrigatório na hora de votar; e caso contrário, o título será cancelado.
O horário de atendimento no Fórum Eleitoral de Marechal Rondon é das 12 horas às 18 horas.

O atendimento é por ordem de chegada e têm a preferência aqueles eleitores que fizeram o agendamento online, no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Para fazer o cadastramento biométrico, basta estar munido da carteira de identidade e comprovante de residência atualizado.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

Por isso, os cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor: daí o nome “biometria” – porque são coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Três dias após anúncio da Lei Seca, Paraná volta atrás e permite venda e consumo de bebidas alcoólicas nas eleições

GettyImages

O Paraná revogou nesta sexta-feira (30) a resolução que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas das 8h às 18h no domingo (2), dia do primeiro turno das eleições gerais no Brasil. O documento que tinha formalizado a Lei Seca no estado foi anunciado na última terça (27).

A decisão, assinada pelo secretário de segurança pública Wagner Mesquita, foi divulgada pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR) nesta sexta-feira (30). Até a publicação desta reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) não tinha detalhado o motivo da revogação.

O anúncio da resolução proibindo a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições foi feito no Paraná em coletiva realizada pela SESP e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Na ocasião, o secretário disse que a medida era “para manter a ordem e o bom andamento dos trabalhos no dia da eleição”.

“É uma medida que poderia até ser prolongada mas está sendo tomada de forma muito comedida. […] Medida de bom senso, dentro de um limite de bom senso”, ressaltou o secretário na coletiva do dia 27.

A adoção da Lei Seca é facultativa e definida com autonomia por cada unidade da federação.

 

Fonte: G1

Continue Lendo

Geral

Secretaria de Mobilidade define fechamento de ruas no dia das eleições

Foto: Assessoria

A Secretaria de Mobilidade, da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, reuniu colaboradores, para definir detalhes sobre os trabalhos que serão desenvolvidos nas ruas próximas às sessões eleitorais, para o pleito que acontece no domingo.

Conforme o secretário da pasta, coronel Welyngton Alves da Rosa, será necessário o fechamento de ruas, atendendo à determinação da Justiça Eleitoral……

 

Continue Lendo

Geral

Aplicativo e-Título poderá ser baixado até amanhã

Divulgação

A dois dias do 1º turno das eleições gerais  o Tribunal Superior Eleitoral coloca a disposição da população brasileira uma série de aplicativos que podem auxiliar na obtenção de informações e acesso a diversos serviços e que podem ser usados durante e após as eleições, dando  mais transparência a todo o processo eleitoral.

Os apps da Justiça Eleitoral são gratuitos e estão disponíveis nas principais lojas de aplicativo de smartphones e tablets.

A recomendação é que os aplicativos sejam baixados até este sábado (1º), porque alguns deles, como o e-Título, não estarão disponíveis para serem baixados no dia do pleito.

Um desses aplicativos é o Resultados através do qual qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal.

Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet.

No dia da eleição,  domingo, as consultas podem ser feitas por nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa.

O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o 2º turno.

Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos, além do número de seções totalizadas.

A juíza da 121ª Zona Eleitoral, de Marechal Cândido Rondon , Dra. Berenice Ferreira Silveira Nassar fala sobre o aplicativo disponibilizado pelo TSE, o qual conforme dito, poderá ser baixado apenas até amanhã, sábado, um dia antes da eleição..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.