Suinocultura, produção de leite e avicultura são impactadas pelo custo de produção

Os elevados custos de produção de três atividades pecuárias, no caso a bovinocultura leiteira, a suinocultura e a avicultura, foram debatidos em três reuniões online da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

 

          Os encontros foram acompanhados por vários produtores e lideranças agropecuárias ligadas a FAEP, incluindo o presidente o presidente do Sindicato Rural de Mal. Cândido Rondon, Edio Chapla.

Na reunião da Comissão Técnica da Bovinocultura de Leite, lideranças rurais definiram um plano de ação para auxiliar no enfrentamento da crise generalizada vivida pelo setor.

Entre os principais assuntos debatidos estiveram os altos custos de insumos, a definição de pagamentos pelo leite e o futuro dos produtores de lácteos no Estado do Paraná.

Além disso, o Sindicato de Leite do Paraná fez uma apresentação dos planos que a entidade tem para auxiliar a profissionalizar a cadeia produtiva ao longo de 2022.

Por sua vez, o Conseleite anunciou que vai promover uma série de encontros presenciais com produtores rurais e indústrias das principais regiões produtoras de lácteos.

O objetivo é proporcionar uma troca de informações, com esclarecimentos sobre como funciona a metodologia do Conseleite na definição dos preços de mercado.

De outra parte, com os custos de produção em alta, estagnação dos preços recebidos pelos produtores e oferta excessiva, a suinocultura tem apostado em ajustes no rebanho como forma de superar a crise.

Entre as práticas adotadas nas granjas estão o descarte de matrizes com base em indicadores de produtividade e na redução do peso dos animais encaminhados para abate.

Essas questões foram abordadas durante a reunião online da Comissão Técnica da Suinocultura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, igualmente realizada na semana passada.

Já no que diz respeito a avicultura, cuja reunião aconteceu na sexta-feira, dia 18, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon, Edio Chapa, revela os pontos mais discutidos..