Conectado com

Geral

Supremo fixa 40g de maconha para diferenciar usuário de traficante

Porte da droga continua como comportamento ilícito

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (26), fixar em 40 gramas ou seis plantas fêmeas de Cannabis sativa a quantidade de maconha para caracterizar porte para uso pessoal e diferenciar usuários e traficantes.

A definição é um desdobramento do julgamento no qual a Corte decidiu ontem (25) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

O cálculo foi feito com base nos votos dos ministros que fixaram a quantia entre 25 e 60 gramas nos votos favoráveis à descriminalização.  A partir de uma média entre as sugestões, a quantidade de 40 gramas foi fixada.

Como fica

A descriminalização não legaliza o uso da droga. O porte de maconha continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público, mas as consequências do porte passam a ter natureza administrativa, e não criminal.

A decisão não impede abordagens policiais, e a apreensão da droga poderá ser realizada pelos agentes. Nesses casos, os policiais deverão notificar o usuário para comparecer à Justiça.

Entenda

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvo de inquérito policial e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.

Com a decisão, a Corte Suprema manteve a lei, mas entendeu as consequências são administrativas, deixando de valer a possibilidade de cumprimento de prestação de serviços comunitários. A advertência e a presença obrigatória em curso educativo estão mantidas e deverão ser aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem repercussão penal.

O registro de reincidência penal também não poderá ser avaliado contra os usuários.

Competência do STF

Durante a sessão, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, rebateu as acusações sobre invasão de competência para julgar a descriminalização. Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que cabe ao Congresso decidir a questão.

Barroso disse que o Supremo deve decidir o caso porque recebe e julga os habeas corpus de presos. “Essa é tipicamente uma matéria para o Poder Judiciário. Nós precisamos ter um critério para definir se a pessoa deve ficar presa, ou não, ou seja, se nós vamos produzir um impacto dramático na vida de uma pessoa, ou não.  Não há papel mais importante para o Judiciário do que decidir se a pessoa deve ser presa, ou não”, afirmou.

Delegacia

Pela decisão, os usuários poderão ser levados para uma delegacia quando forem abordados pela polícia portando maconha. Caberá ao delegado pesar a droga, verificar se a situação realmente pode ser configurada como porte para uso pessoal e encaminhar o caso para a Justiça.

As novas regras para usuários serão válidas até o Congresso aprovar nova regulamentação sobre o tema.

A decisão do Supremo também permite a prisão por tráfico de drogas nos casos de quantidade de maconha inferiores a 40 gramas. Nesses casos, deverão ser considerados pelos delegados indícios de comercialização da droga, apreensão de balança para pesar o entorpecente e registros de vendas e de contatos entre traficantes.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Abertas as inscrições ao curso gratuito de torneiro mecânico

Interessados têm prazo para se inscrever até o dia 10, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Encontram-se abertas de hoje (02) até o próximo dia 10, as inscrições ao curso gratuito de torneiro mecânico, viabilizado através de parceria entre a prefeitura de Marechal Cândido Rondon e o SENAI.

Para se inscrever, os interessados precisam ter no mínimo 18 anos e o ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sendo necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-8796.

No próximo dia 11 ocorrerá um teste seletivo, às 19h, no SENAI. O resultado com a lista de aprovados será divulgado em 12 de julho. São disponibilizadas 20 vagas.

Curso

O curso de torneiro mecânico contará com 320 horas/aula, no período de 15 de julho a 10 de dezembro. As aulas teóricas e práticas serão de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h45, no SENAI.

A grade estará composta pelos fundamentos de tecnologia mecânica, dos processos de fabricação mecânica, da comunicação oral e escrita e pelos processos de torneamento convencional.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Assis Chateaubriand vence Mercedes pelo Troféu Difusora, confira os gols

Continue Lendo

Geral

Câmara de Marechal Rondon está em recesso legislativo durante mês de julho

Sessões ordinárias semanais voltam a acontecer em 05 de agosto

A partir desta segunda-feira (1º) até o próximo dia 31, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon estará em período de recesso legislativo, conforme previsto no Regimento Interno da Casa de Leis.

Com isso, as sessões ordinárias semanais voltam a acontecer em 05 de agosto.

Contudo, permanece o atendimento ao público em turno único, no horário das 7h da manhã até 1h da tarde de segunda a sexta-feira, conforme previsto no Ato da Mesa 14/2024.

Pelo mesmo documento, também fica determinado o ponto facultativo do Poder Legislativo em 26 de julho, após o feriado de aniversário do Município.

Os servidores efetivos e comissionados podem ser convocados ao trabalho presencial a qualquer tempo, em razão da realização de sessões extraordinária, não fazendo jus ao recebimento de horas extras.

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.