T R E cumpre mais uma etapa do calendário eleitoral no Estado

Mais de 56 mil eleitores encaminharam regularização do titulo

Com o fim do prazo, ontem, para o encaminhamento do alistamento eleitoral, ou seja para o primeiro título, transferência ou regularização da situação eleitoral, cumpriu-se mais uma etapa do calendário eleitoral .

Neste ano, de forma inédita, já que como medida para evitar a aglomeração de pessoas em virtude do Covid-19, o procedimento foi todo realizado via internet, dispensada a coleta dos dados biométricos, pelo serviço Título Net.

Assim, desde o dia 20 de abril, a Justiça Eleitoral paranaense registrou o preenchimento de 56.714 mil formulários.

Nos últimos dias, alguns eleitores, que enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site, foram orientados a enviar Requerimento de Alistamento Eleitoral juntamente com a documentação necessária para o e-mail da zona eleitoral do seu domicílio.

Os servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, respeitando às medidas de segurança sanitárias, trabalharam na Secretaria e nos Fóruns Eleitorais de todo o Paraná sem atendimento presencial, para tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone.

Agora, os pedidos serão avaliados pelos juízos eleitorais, que entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, caso seja necessário complementar os requerimentos.

O eleitorado paranaense, em novembro de 2018, quando reabriu o cadastro, era composto de 7.971.350 pessoas, distribuídas em 186 Zonas Eleitorais que atendem aos 399 municípios do estado.

Assim sendo o total do eleitorado paranaense para as Eleições 2020 só será conhecido após o fim das diligências dos requerimentos enviados neste final de prazo.

Os eleitores que fizeram seu título on-line foram dispensados provisoriamente da coleta dos dados biométricos, porém a biometria será feita em data futura, a ser estipulada após as Eleições 2020.

Também aqueles que deixaram de comparecer à revisão biométrica em 2019, cujos municípios constam nesta lista, poderão procurar por este serviço após as eleições, ou seja, o eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório em 2019 ficará regular até o segundo turno das eleições em outubro, quando a inscrição voltará a ser cancelada.