Rádio Difusora do Paraná

Taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes Covid-19 supera os 79% em Toledo

Nas últimas semanas o município de Toledo voltou a sentir os impactos da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Isso pôde ser percebido facilmente com o aumento significativo de casos da doença na cidade.

Somente na última quinta-feira (03), foram contabilizados mais 101 casos da doença em Toledo. Agora a cidade conta com um total de 7.347 infectados pelo novo vírus. Esses números corroboram o relevante aumento de casos e  já fizeram com que os Órgãos de Saúde e o Governo do Estado do Paraná tomassem novas medidas de combate a Covid-19.

Esse aumento tem impactado grandemente na taxa de ocupação de leitos, que também tem sofrido um relevante aumento no município. De acordo com os dados divulgados no início da tarde desta sexta-feira (04), pela 20ª Regional de Saúde de Toledo, 19 dos 24 leitos de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19 estão ocupados, o que representa uma ocupação de 79,17%.

Em Toledo os leitos exclusivos para o atendimento de pacientes que contraíram o novo Coronavírus estão alocados no Hospital Bom Jesus. A região ainda conta com leitos Covid no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand. Na cidade vizinha são 14 leitos de enfermaria, com 11 deles ocupados e 14 leitos de UTI também com 11 indisponíveis.

Com os números atuais a área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo tem 78,57% dos leitos de enfermaria ocupados e 78,95% dos leitos de UTI.

Novas medidas

Dados como esses já renderam novas medidas por parte do Governo do Estado que divulgou na noite da última quinta-feira (03), o Decreto de Nº 6.294/2020, que estabelece a proibição de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações e reúnam mais de 10 pessoas. O documento tem validade de 15 dias com possibilidade de prorrogação por mais 10 dias.

O documento assinado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), também prevê a proibição do consumo e comercialização de produtos em espaços e vias públicas das 23h00 às 05h00. No mesmo horário também está em vigor o toque de recolher em todo o Estado.

“Essas medidas são fundamentais! É claro que o vírus não tem horário de circulação, mas cerca de 15% dos nossos leitos de UTI são usados em decorrência de traumas. Em muitos casos por pessoas que bebem, pegam o carro e acabam se acidentando. Isso libera leitos para combater o Coronavírus, para dar assistência a quem está contaminado”, ressaltou Ratinho Junior.

Fonte:  Toledo News com AEN