Conectado com

Geral

Técnica da FAEP aponta que cigarrinha do milho está mais resistente

  A técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Paula Kowlski, alerta os produtores rurais para a resistência cada vez maior da “cigarrinha do milho”.

 

         Pelo terceiro ano consecutivo, a cigarrinha do milho está preocupando os produtores rurais do Paraná, que tem no cereal seu principal insumo para a alimentação animal.

Na região Oeste, onde o milho safrinha tem papel importante no calendário agrícola, especialistas apontaram que na “safrinha passada” houve uma redução de até 20 sacas por hectare em função da praga.

Além de sugar a seiva das plantas, o inseto atua como vetor de doenças causando problemas como enfezamentos, tombamento e morte precoce das plantas, chegando a reduzir em até 70% a produtividade.

As melhores alternativas para o controle dessa praga estão na própria lavoura, na forma de fungos, insetos e outros organismos que são naturalmente inimigos da cigarrinha.

Como em muitas vezes os produtores acabam matando esses aliados, com aplicações excessivas ou fora de hora, talvez a medida mais importante seja acabar com as plantas tigueras.

A preocupação se torna ainda maior, já que, segundo a técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Paula Kowalski, a “cigarrinha do milho” está cada vez mais resistente..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Liberado o tráfego sobre a ponte de acesso à linha Concórdia

Foi liberado há instantes, o tráfego de veículos na ponte sobre o rio Arroio Fundo, situada no acesso à linha Concórdia, interior de Marechal Cândido Rondon.

Os acessos pela rodovia Marechal Rondon a Margarida, nas proximidades da antiga Estância Coroados, bem como no interior, estavam interditados desde segunda-feira (25).

Durante os três dias, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizaram a reforma da ponte, atendendo a uma determinação do prefeito Marcio Rauber.

Pode ser uma imagem de depósito de madeira

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Disputas coletivas na fase municipal dos JEPS iniciam na segunda-feira

A fase municipal dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná) terá continuidade a partir de segunda-feira (1º), em Marechal Cândido Rondon, com a realização das disputas nas modalidades coletivas. As partidas ocorrerão em diversos ginásios na sede municipal, envolvendo alunos/atletas das classes A (2007 a 2009) e B (2010 a 2012), nos naipes feminino e masculino.

Os jogos de basquetebol acontecerão de segunda a quarta-feira (03), no ginásio do CAF (Centro de Atendimento à Família), no bairro botafogo. Já o futsal terá seus duelos nos ginásios Ney Braga e Clarindo Bortolon, na Vila Gaúcha, de segunda-feira a sábado (06).

O Ginásio do Colégio Luterano Rui Barbosa sediará os jogos de handebol, nos dias 08, 09 e 10. A modalidade de voleibol terá calendário cheio, com partidas dos dias 1º até 09 de abril, nos ginásios dos colégios Evangélico Martin Luther e Eron Domingues. As partidas de vôlei de praia serão no dia 06, na arena de rodeio no parque de exposições.

As disputas individuais foram realizadas dos dias 19 a 22 de março.

A organização da fase municipal dos JEPS é da prefeitura de Marechal Rondon, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria de Educação.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Asilo Lar Rosa Unidas organiza mais um Bazar de Roupas Usadas

O Asilo Lar Rosas Unidas, de Marechal Cândido Rondon, está organizando para o próximo dia 06 de abril mais uma edição de seu Bazar Beneficente de Roupas e Utensílios.

Quem dá detalhes a respeito é a voluntária coordenadora do evento, Léia Zambom…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.