Embora tenha menos áreas cultivadas, a mandiocultura continua sendo uma atividade rentável ao produtor e contribui bastante para a economia da microrregião de Marechal Cândido Rondon.
O panorama da cultura da mandioca consiste em dois pontos: as lavouras de primeiro ciclo com plantas de 5, 6 e 7 meses, e as áreas plantadas com segundo ciclo, entre 17 e 18 meses aproximadamente.
As lavouras de primeiro ciclo estão apresentando uma sanidade altamente positiva e com potencial produtivo bastante promissor, uma vez que a cultura se adapta bem ao clima seco como o do ano passado.
Já em se tratando das lavouras de segundo ciclo, as produtividades estão abaixo na média dos últimos anos – algo em torno de 10% – principalmente em função do calor excessivo.
O sol castigante provocou a rebrota das plantas, o que reduziu bastante a produtividade e comprometeu a qualidade dos amidos que são extraídos da cultura da mandioca.
A rentabilidade das indústrias também está abaixo do que se previa e os preços praticados igualmente estão reduzidos, haja vista que o teor do amido está com menor qualidade.
Outras questões ligadas a mandiocultura são detalhadas pelo técnico da Agrícola Horizonte e da Horizonte Amidos, de Marechal Cândido Rondon, Sigmar Herpich…….
