Nesta semana, a colheita do milho de verão no Paraná atingiu a mais de 60 mil hectares, 14% da área estimada para a primeira safra 2021/2022, de 437 mil hectares.
A expectativa, até o momento, é de que sejam produzidas dois milhões e 700 mil toneladas.
Esse é um dos temas abordados no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, divulgado nesta quinta-feira.
O documento é preparado pelos técnicos do Deral, o Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Edmar Gervásio, técnico agrícola responsável pela cultura do milho no Deral, relatou também as condições de lavoura e de mercado ao produtor…….
Por outro lado, quanto à segunda safra de milho, já foram plantados 257 mil hectares, 10% do previsto para esta colheita.
Já a soja paranaense teve um avanço nesta semana e chegou a 11% da área total, estimada em 5 milhões e 600 mil hectares.
A produção obtida no campo até agora está abaixo da expectativa inicial e, em algumas regiões, as perdas superam 50%.
Em relação ao trigo, o Boletim informa sobre as cotações em janeiro, que tiveram grande volatilidade em Chicago, oscilando entre 740 e 830 centavos de dólar por bushel, no entanto, a última cotação foi 760, abaixo do fechamento do ano passado.
Esse alívio momentâneo nas cotações, somado a um mês de fortalecimento do real frente ao dólar, colabora para que as importações de trigo tenham uma situação menos crítica que no último trimestre de 2021.