Rádio Difusora do Paraná

Termina hoje a Campanha de Atualização do Rebanho Paranaense

Termina nesta quinta-feira a Campanha de Atualização do Rebanho do Estado do Paraná.

Ela foi criada para substituir a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, já que o Estado recebeu, em maio do ano passado, o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Com a atualização, a Agência de Defesa Agropecuária pode reunir informações consistentes para qualificar o trabalho de vigilância.

A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade, e partir desta sexta-feira, dia 1º, as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Adapar ficam impedidas de retirar Guia de Trânsito Animal.

Os produtores rurais ainda podem fazer a atualização pelo site da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento do Município, e também por meio do aplicativo Paraná Agro.

A atualização é considerada não apenas uma obrigação dos produtores, mas o cumprimento de uma função social com a saúde animal e com a agropecuária paranaense.

No final da tarde desta quarta-feira, a unidade da Adapar de Mal. Cândido Rondon repassou os atuais números da campanha.

Em Entre Rios do Oeste, de um total de 275 propriedades cadastradas, 268 atualizaram os rebanhos, o que representa 97,45% de atualização e 7 propriedades que ainda faltam.

Em Pato Bragado, faltam a atualização de 12 propriedades, ou 4% de um total de 300 cadastradas; e em Quatro Pontes ainda estão faltando 9 propriedades de um total de 365 cadastradas.

Já em Mercedes, de um total de 538 propriedades, ainda não efetuaram o cadastramento 33 produtores, em torno de 6%, e em Marechal Cândido Rondon, das 1801 propriedades cadastradas, 1728 fizeram o cadastramento, faltando então 73 para este último dia.