Conectado com

Geral

Toledo confirma primeira morte por dengue em 2022

Mulher de 79 anos teve os primeiros sintomas em 18 de abril

A Secretaria de Saúde de Toledo confirmou o primeiro óbito por dengue de Toledo no ano epidemiológico vigente, iniciado em agosto do ano passado. Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 79 anos. Os primeiros sintomas apareceram em 18 de abril, sendo atendida na rede suplementar de saúde no dia 20, evoluindo para piora do quadro clínico e internação em leito de unidade terapia intensiva (UTI) no dia 26 e vindo a óbito em 1º de maio.

Ela está entre os 1.272 casos da doença já registrados no município neste período (1.251 autóctones e 21 importados), um crescimento de 55,69% em relação à semana passada. Este número pode ficar ainda maior, pois havia, até esta quarta-feira (11), 647 pessoas que aguardavam o resultado do teste. Somando os 432 exames em que a presença da doença foi descartada, 2.351 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços de saúde no atual ano epidemiológico.

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (156), Centro (151), Coopagro (98), Boa Esperança (97), Paulista (96), Gisela (93), Pancera (83), Novo Sarandi e Pioneira (77, cada) e Industrial (68). Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 4 e 10 de maio, chama a atenção o número de criadouros encontrados na Vila Paulista (230), que recebeu no último sábado (7) as ações do Ecoponto Itinerante, e nos distritos de Novo Sarandi (200) e Vila Nova (150).

O município pede que população redobre as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, impedindo que o mosquito se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença, bem como facilitar o acesso dos agentes de combate a endemias (ACEs) quando forem fazer vistorias nos imóveis.

 

Catve com Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Desfile no dia 25 de julho destacará potencialidades de Marechal Cândido Rondon

Em 2022, o município comemora 62 anos

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Fundação Promotora de Eventos (Proem) trabalham na organização da Expo Rondon 2022, que será realizada de 21 a 25 de julho. A grade de shows já está definida, porém, as demais atrações estão sendo programadas.

Um dos atrativos que comporá o evento que comemora os 62 anos do município será o desfile, no dia 25 de julho, segunda-feira, data de aniversário do município. O evento é coordenado pelas secretarias de Educação, de Esporte e Lazer e de Cultura, e objetiva demonstrar as potencialidades de Marechal Cândido Rondon.

O desfile será realizado na rua Santa Catarina, com início às 8h30. Terá a participação de entidades, clubes de serviços, associações, empresas, forças policiais, como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede no município e que neste ano comemora dez anos de atividades.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e ao ar livre

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Rede de apoio à criança e ao adolescente reúne-se nesta sexta-feira em Marechal Rondon

Ampliar a rede de proteção no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Esta é a proposta do seminário que acontece a partir das 8h30 desta sexta-feira (20), tendo por local a sala do Tribunal do Júri do campus rondonense da Unioeste.

O evento contará com palestras que serão ministradas pelos promotores Caio Marcelo Santana di Rienzo e Marcus Vinicius Ferraz Homem Xavier, com o tema: “Encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no município de Marechal Cândido Rondon”.

Durante a tarde, a assistente social Francielle Toscan, do Ministério Público de Foz do Iguaçu, discorrerá sobre “A identificação das formas e dos sinais da violência contra crianças e adolescentes”. A assistente social Rosilene Marciana Figur Bischoff, do Serviço de Acolhimento Municipal, conduzirá a apresentação do protocolo de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Projeto

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fernanda Schmitt, expõe que a programação receberá a participação dos profissionais que atuam atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência. “É uma determinação do prefeito Marcio Rauber a adoção de medidas que combatam o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, pontua.

O projeto é uma realização da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon e do CMDCA, com o apoio do campus local da Unioeste e do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ).

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Solenidade hoje na Acimacar marcará troca de comando nos bombeiros de Marechal Rondon

Solenidade programada para a noite desta quinta-feira, marcará a passagem de comando do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião, o Major Tiago Zajac dos Santos, oficializará sua saída de Marechal Rondon, passando o cargo ao capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Tiago Zajac deixa o comando dos bombeiros rondonenses após sete anos frente a corporação, motivado por sua promoção na carreira militar, sendo promovido de capitão para major: ele desempenhará funções agora nos bombeiros de Cascavel.

Para comandar os bombeiros de Marechal Rondon, foi designado pelo comando regional o capitão Lima, que desde 2017 comanda os bombeiros de Palotina.

A solenidade de passagem de comando do 3º Subgrupamento dos bombeiros de Marechal Rondon está programada para as 19 horas de hoje, no auditório da Acimacar, e contará com a presença de autoridades militares, politicas e convidados.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.