Toledo registra um óbito e mais um caso da Variante Delta do Novo Coronavírus

Infelizmente a pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) segue impactando em uma série de problemas em todo o mundo e em Toledo isso não tem sido diferente. A notícia triste desta quinta-feira (02) foi o anúncio por parte da Secretaria Municipal de Saúde da primeira morte de um toledano pela Variante Delta do Coronavírus.

O óbito foi de um homem de 51 anos, com histórico de viagem. Ele contraiu o vírus e precisou ser internado. As datas do internamento e do óbito não foram divulgadas pela Prefeitura, tampouco pela 20ª Regional de Saúde de Toledo.

A Secretaria de Saúde ainda confirmou outro caso da Variante Delta, que acometeu uma jovem de 17 anos. Ela não precisou de internamento e não teve histórico de viagem. A paciente já está recuperada.

A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, revelou que a chegada da Variante Delta em Toledo já era algo esperado. “É uma mutação já detectada em vários países e com casos também no Paraná. O maior perigo dessa nova variante está relacionado à sua maior taxa de transmissão”.

Com a chegada da nova variante a Toledo, a secretária reforçou a necessidade da vacinação. “A chegada da nova variante a Toledo nos faz lembrar da importância da vacinação. Se você ainda não foi se vacinar com a primeira dose, procure os pontos de vacinação disponíveis no município e se já fez, observar em sua carteirinha a data da segunda dose. Também pedimos a manutenção de todos os cuidados, tais como a lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70,00%, a utilização de máscara e o distanciamento social”.

O óbito do toledano de 51 anos foi o segundo causado pela Variante Delta na 20ª Regional de Saúde de Toledo. O primeiro foi confirmado no dia 26 de agosto e acometeu uma mulher de 53 anos, que residia na cidade de Ouro Verde do Oeste.

O que é a Variante Delta?

A Variante Delta surgiu na Índia no final do ano de 2020, sendo conhecida também como B.1.167.2. Ela se espalhou rapidamente por mais de 120 países, tornando-se a variante predominante. Ainda não se pode comprovar o quanto essa variante é mais contagiosa, mas alguns estudos demonstram que ela pode ser de 60,00% a 200,00% mais transmissível.

Variante Delta no Paraná

Na última quarta-feira, 01, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 36 casos da Variante Delta, 13 de Sublinhagens e cinco óbitos (Curitiba 04 e Toledo 01). Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-Cov-2 por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Até a presente data 853 amostras paranaenses foram sequenciadas pela Fiocruz e 475 ainda aguardam resultado. A maior parte das amostras (462) correspondem à variante P.1. A Variante Delta conta com 95 casos confirmados e 24 óbitos. O Paraná possui outros 30 casos de sublinhagens (14 AY.4 e 03 AY.12). Foram contabilizadas duas mortes pela sublinhagem AY.4.

Sublinhagens

As sublinhages são fenômenos comuns e que fazem parte da evolução natural de um vírus. Isso está relacionado à taxa de replicação deste vírus, ou seja quanto mais o vírus se propaga, maior a chance de que novas sublinhagens apareçam.

 

Tonedo News com informações da AEN e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.