Rádio Difusora do Paraná

Toledo segue em bandeira vermelha na matriz de risco da Covid 19

Apesar de aparentar uma tendência de melhora no número de novos casos, Toledo vivencia um alto risco de contaminação da Covid-19.

A ocupação de leitos de UTI na Macro Região ainda se apresenta em níveis preocupantes, acima da capacidade de atendimento.

Nesta terça-feira o índice de ocupação era de aproximadamente 110%, ou seja, além da lotação completa, outras 35 pessoas aguardam na fila para serem internadas em um leito de UTI.

O alto risco de contaminação para Covid-19 em Toledo foi o indicativo divulgado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) durante reunião realizada ontem.

A Matriz de Risco utilizada confirmou a manutenção da Bandeira Vermelha para Covid-19.

Ao comparar com os últimos 14 dias, apresentou uma redução de 25% na variação de óbitos; uma redução de 33% na variação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave; e a taxa de positividade também teve uma queda de 26,32%.

Essa aparente melhora não se traduziu no sistema como um todo, principalmente no que se refere à disponibilidade de leitos de enfermaria e nas unidades de terapia intensiva.

Para os profissionais de saúde, a postura da população e as medidas restritivas dos últimos dias foram fundamentais para amenizar os impactos da pandemia, porém alertam que não é hora de relaxar, pois o sistema ainda está colapsado e não há disponibilidade de vagas nos serviços hospitalares.