Rádio Difusora do Paraná

Tratado de Itaipu completou 47 anos ontem

A lei que rege a Itaipu Binacional completou 47 anos ontem .

Assinado em 26 de abril de 1973, o Tratado de Itaipu é considerado uma referência em acordos binacionais, por ter viabilizado a construção da maior geradora de energia do planeta, a usina de Itaipu, empreendimento que pertence igualmente ao Brasil e ao Paraguai.

Assinado pelos então presidentes Emílio Garrastazu Médici e Alfredo Stroessner , o tratado é resultado de vários anos de estudos e entendimentos diplomáticos entre Brasil e Paraguai.

Um dos mais importantes foi a Ata do Iguaçu, assinada em 1966, formalizando o interesse dos dois países de estudarem e explorarem conjuntamente o potencial hidrelétrico do Rio Paraná.

A “engenharia diplomática” dos representantes dos ministérios das Relações Exteriores garantiu tratamento equânime entre dois países independentes e solucionou questões de fronteira que perduravam desde o fim da Guerra do Paraguai.

Com a proximidade do 50º aniversário, em 2023, aproxima-se também o prazo para a revisão do Anexo C, a parte financeira do acordo.

A discussão sobre as novas bases financeiras da sociedade entre Brasil e Paraguai na empresa caberá aos governos dos dois países.