Cumprimento da pena será em liberdade porém com tornozeleira eletrônica
O Tribunal de Justiça do estado do Paraná confirmou a sentença proferida pela Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon que condenou o ex-vereador Adelar Neumann à pena de 07 anos, 09 meses e 10 dias de reclusão pela prática dos crimes de concussão, por mais de 18 vezes.
O Ministério Público denunciou o ex-vereador em fevereiro de 2019, acusando o vereador de exigir dinheiro de dois funcionários , indicados por ele, como condição para que as vítimas permanecessem no cargo.
O ex-vereador chegou a ser preso em flagrante pelo fato, sendo solto na sequência por ordem judicial.
O Ministério Público pontua que a condenação impôs ao ex-vereador o regime semiaberto , quando o condenado trabalha e/ou estuda durante o dia e retorna à prisão ou colônia penal agrícola, para repouso no período noturno.
Ocorre que, conforme ponderado pelo Promotor Caio Di Rienzo, pelo fato de o estado do Paraná possuir escassez de estabelecimentos penais adequados, Adelar deve cumprir sua pena solto, mediante o preenchimento de condições fixadas pelo juízo da execução Penal, dentre as quais a colocação de tornozeleira eletrônica pelo tempo da condenação.
Fonte: Promotoria de Justiça