Agricultura
Tributação rural: uma das preocupações do Sindicato Rural de Marechal Rondon

Publicado em:
Um bom número de associados prestigiou na tarde desta quarta-feira a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, no auditório da Associação Municipal dos Suinocultores.
Além da prestação de contas de 2022 apresentada pelo tesoureiro da entidade Geanmarco Stoef e das ações relatadas pelo presidente Edio Chapla, na ocasião foi mostrado o parecer o Conselho Fiscal.
Também foi palestra sobre sucessão rural e gestão das propriedades por Lucas Dirings, e os advogados Eduardo Morillos e Tiago Câmara abordaram a questão tributação…

Agricultura
Simpósio Sul Leite começa amanhã em Marechal Rondon

Publicado em:
Organizado por docentes e pesquisadores da área de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e da Universidade Estadual de Maringá, acontece a partir de amanhã em Marechal Cândido Rondon o 10º Simpósio Sul Leite, cuja programação se estenderá até sábado, dia 03 de junho.
Deverão participar produtores de leite e profissionais de diferentes áreas, professores da área de Ciências Agrárias, alunos de graduação e pós-graduação das Universidades Estaduais, Federais e Particulares do estado do Paraná e de outros estados brasileiros interessados em informações sobre sustentabilidade da pecuária leiteira, manejo nutricional e reprodutivo, sistemas de produção e qualidade do leite.
O Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil cuja sigla já batizada nos eventos precedentes é o SUL-LEITE, constitui-se no décimo evento desta categoria e neste ano, tem como tema central sustentabilidade da pecuária leiteira, manejo nutricional e reprodutivo, sistemas de produção de leite e qualidade do leite .
A professora Maximiliana Zambom, zootecnista e professora da Unioeste, campus de Mal. Cândido Rondon destaca os temas que serão debatidos durante o evento…..
Toda a programação do Simpósio Sul Leite 2023 transcorrerá no espaço cultural no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon.
Agricultura
Adapar estreita relações com a área técnica e agronômica das cooperativas do Paraná

Publicado em:
A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, por meio da Gerência de Sanidade Vegetal, procurando estreitar as relações com o setor produtivo para melhorar a defesa agropecuária, realizou nos últimos dias reuniões com profissionais da área técnica/agronômica de todas as cooperativas do Paraná.
Uma dessas reuniões ocorreu na Copagril, em Marechal Cândido Rondon.
Nesses encontros foram discutidas ações de vigilância ativa para a prevenção de novas pragas, além de estratégias para monitoramento e disseminação de espécies invasoras que tenham características de resistência aos produtos cadastrados na Adapar.
O gerente de Sanidade Vegetal, Renato Rezende Young Blood, destacou que a parceria com o setor produtivo dá maior facilidade no controle do uso exagerado de agrotóxicos…..
Agricultura
PF deflagra operação para combater a importação irregular de agrotóxicos

Publicado em:
A Polícia Federal deflagrou nesta manhã desta terça-feira (30), a Operação GAIA, que visa reprimir os crimes de IMPORTAÇÃO IRREGULAR DE AGROTÓXICO, DESCAMINHO, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E LAVAGEM DE DINHEIRO.
Foram mobilizados mais de 50 Policiais Federais para o cumprimento de doze mandados de busca e quatro mandados de prisão preventiva, nas cidades de Terra Roxa, Guaíra, Quatro Pontes e Palotina.
Durante as investigações foi constatado que a organização criminosa movimentou cerca de 90 milhões de reais entre os anos de 2009 a 2020.
As atividades delituosas promoveram forte enriquecimento dos líderes da Organização, permitindo a compra de imóveis, automóveis, dentre outros bens de elevado valor.
Deste modo, além dos Mandados de Busca e Apreensão de de Prisão Preventiva, a operação tem como objetivo descapitalizar a organização criminosa, com a apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias utilizadas por eles.
Vale destacar que os agrotóxicos ilegais, que entram clandestinamente em território brasileiro, não possuem registro na Anvisa e contribuem para o aumento de riscos de intoxicação humana e contaminação ambiental, além de prejudicarem a livre concorrência com as empresas que comercializam os produtos licitamente.
As penas dos crimes investigados, somadas, podem chegar a mais de 26 (vinte) anos de prisão.
A palavra GAIA tem origem grega, sendo o nome dado a Deusa do Planeta Terra, sendo considerada a mãe-terra.