Neste período, foram atendidos 1.546 doadores
Nesta sexta-feira, dia 4 de abril, a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges, instalada no Centro Integrado de Saúde (CIS), em Marechal Cândido Rondon, completa um ano de atendimento.
Trata-se da primeira unidade externa de coleta de sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). O projeto foi viabilizado pelo município, em parceria com a Associação Sangue Bom — em nome de Vilmar Güttges — e o Lions Clube, com apoio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, por meio do diretor Fernando Pedrotti.
Conforme a secretária de Saúde rondonense, Marciane Specht, neste primeiro ano foram registrados 1.546 atendimentos na unidade local, dos quais 1.357 resultaram em doações aprovadas. Do total, 889 doadores foram mulheres e 657, homens.
“São números para serem comemorados. Agradecemos aos parceiros que tornaram o projeto realidade e, principalmente, aos doadores. Doar sangue é um ato de amor que salva vidas. Convidamos todos a participarem desse gesto solidário”, destacou Marciane.
Critérios
Todas as pessoas que tiverem interesse em doar sangue devem observar o seguinte:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Apresentar um documento oficial com foto.
Horário de funcionamento da unidade de coleta local: Segundas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30, na rua 7 de Setembro, 803, centro, Marechal Cândido Rondon.
Telefone: (45) 3254-8111. O agendamento é obrigatório.