Primeira Unidade Descentralizada de Coleta de Sangue do Hemepar, denominada de Haroldo Alberto Güttges, está instalada do CIS de Marechal Rondon
Homenagear todas as pessoas que dedicam um momento de suas vidas para salvar outras. Este é o objetivo com a Semana Nacional do Doador de Sangue, registrada nesta segunda (25) até sexta-feira (29). Hoje, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que convida a refletir sobre a importância desse ato de solidariedade e de amor ao próximo.
A doação de sangue é um gesto simples, mas que faz toda a diferença para quem necessita. Cada bolsa coletada tem o potencial de salvar até quatro vidas, ajudando pacientes que enfrentam cirurgias, tratamentos oncológicos (luta contra o câncer), complicações de saúde e acidentes graves.
Desde o mês de abril, está em atividade no município de Marechal Cândido Rondon a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges. Trata-se da primeira Unidade Descentralizada de Coleta de Sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), tida como referência em nível de Paraná, que está instalada no CIS Friedrich Rupprecht Seyboth (Centro Integrado de Saúde), na rua 7 de Setembro, antigo 24 Horas.
Desde o mês de abril até esta segunda-feira, foram coletadas aproximadamente 850 bolsas de sangue na unidade.
A equipe que atua na unidade de coleta de sangue rondonense celebra esta semana com ações especiais diferenciadas. Quem comparecer para doar sangue recebe uma pequena lembrança e um lanche, como forma de reconhecimento pelo gesto que busca salvar vidas.
Os profissionais que atuam na unidade são enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e recepcionistas específicos para a unidade, todos servidores municipais.
As coletas da unidade estão subordinadas à Unidade de Coleta da 20ª Regional de Saúde de Toledo, que responde pela equipe. Todas as bolsas serão encaminhadas a Cascavel após a coleta e a rotina pré-estabelecidas.
Convite
Todas as pessoas que tiverem interesse em doar sangue devem observar o seguinte:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Apresentar um documento oficial com foto.
O convite por parte da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de profissionais da unidade de coleta, é de que os cidadãos façam parte da corrente do bem e ajudem a manter os estoques de sangue sempre abastecidos. Doar sangue é doar vida!
Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges
Horário de funcionamento: Segundas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30
Rua 7 de Setembro, 803, centro, Marechal Cândido Rondon
Telefone: (45) 3254-8111
O agendamento é obrigatório.
Fonte: Assessoria