Rádio Difusora do Paraná

Unioeste incentiva produção de leite orgânico em propriedades da agricultura familiar

Promover práticas de ensino com técnicas de base agroecológica para a produção de leite orgânico.

Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná com pequenos produtores rurais e agricultores familiares da região.

Vinculada ao Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon, a ação da Unioeste abrange atividades de pesquisa e extensão, no âmbito dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, além do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e do Nepal, Núcleo de Estudos de Produção Agroecológica de Leite.

Ao longo da última década, o projeto recebeu aporte superior a 420 mil reais. Desse montante, 250 mil foram repassados pelo Fundo Paraná, operacionalizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado.

O restante é oriundo do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da Itaipu Binacional. Segundo a coordenadora da ação, professora Maximiliane Zambom, muitos produtores têm dúvidas em relação à alimentação dos animais e ao tipo de tratamento em situações de doenças no rebanho.

Doutora em Zootecnia, ela explica que na produção de leite orgânico, diferente do leite convencional, não são utilizados insumos externos à propriedade, tais como defensivos agrícolas, antibióticos e antiparasitários, fertilizantes químicos e outros contaminantes.

O pasto é a principal fonte de alimentação dos animais, sendo vetada, inclusive, a ração comum, devido aos transgênicos…

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2021/07/PAN-MAXIMILIANE.mp3?_=1