Conectado com

Geral

Unioeste organiza VII Simpósio Estado e Poder em Marechal Rondon

De 30 de setembro a 3 de outubro acontece na Unioeste de Marechal Cândido Rondon o VII Simpósio Estado e Poder.

O evento ocorre desde 2007, tem periodicidade bianual e âmbito nacional.

A temática central desta edição, “Direitos, democracia e lutas sociais em tempos de crise”, propõe um amplo conjunto de questões históricas fundamentais para analisar, mas, ao mesmo tempo, enfrentar os problemas de nosso tempo.

São analises históricas e de várias leituras das ciências sociais sobre os pilares institucionais dos regimes democráticos, bem como a crise histórica da democracia burguesa; as experiências e processos históricos de regimes neoliberais, ditatoriais e fascistas, assim como seus recentes desdobramentos na ascensão e fortalecimento de movimentos e partidos de extrema-direita.

Serão duas conferências com professores de renome internacional, seis mesas redondas e cerca de uma centena de trabalhos acadêmicos sendo apresentados e abertos à discussão científica.

Alguns dos temas que serão tratados são: as resistências e lutas históricas do conjunto da classe trabalhadora e dos movimentos sociais em suas diferentes matrizes; as lutas de trabalhadores sem terra; as lutas pela moradia e por direitos sociais, assim como as lutas contra as opressões desenvolvidas por movimentos de mulheres, negros, LGBT, indígenas, imigrantes e refugiados.

São lutas que confrontam as diversas formas de exploração, expropriação e opressão produzidas e reproduzidas pelo sistema capitalista e agravadas em tempos de crise.

O evento é de especial interesse a estudantes, professores, profissionais das humanidades, e também ao público geral interessado em uma visão crítica da realidade.

Este já é o sétimo evento sediado no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A Linha de Pesquisa Estado e Poder atua no Programa de Pós Graduação da Unioeste e estará, durante o evento, realizando bancas de defesa de trabalhos de pós Graduação.

As atividades são abertas ao público em geral e, para ter certificação, é preciso realizar a inscrição através do sistema de eventos.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Loterias da Caixa ficam mais caras a partir de 11 de novembro; novos valores ainda não foram divulgados

(Foto: Arquivo/ABr)

A Caixa Econômica Federal confirmou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que recebeu autorização para reajustar os preços das loterias. O reajuste passará a valer em 11 de novembro deste ano. As alíquotas de reajuste, no entanto, ainda não foram divulgadas.

O reajuste das loterias é uma demanda da Caixa desde que o economista Pedro Guimarães assumiu a presidência da instituição.

No início deste mês, durante audiência pública na Câmara, ele havia afirmado que, apesar dos pedidos, o Ministério da Economia ainda não havia autorizado mudanças nos preços.

Em vídeo gravado na semana passada, que circula nesta segunda-feira na internet, Guimarães afirma que a autorização foi finalmente concedida.

“Quando tivemos reunião em julho, com o presidente da República, (Jair Bolsonaro), tínhamos seis pautas. Já realizamos cinco delas e hoje acabamos de realizar a sexta, que é a autorização para o reajuste, que estava atrasado, e mais do que isso autorização de ajuste anual”, afirmou Guimarães, sem citar porcentuais.

De acordo com a Caixa, já existe de fato autorização do Ministério da Economia para o reajuste, mas ainda não ocorreu a publicação de portaria, que trará os porcentuais de aumento. O reajuste das loterias é um fator importante para o IPCA – o índice oficial de inflação.

Continue Lendo

Geral

Festival e Concurso da cerveja artesanal

Continue Lendo

Geral

Mais um pastor será Cidadão Honorário de Marechal Rondon

Assessoria

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza amanhã, terça-feira, às 19h30, no auditório da Igreja de Deus Comunidade Emanuel, sessão solene para entrega de título de “Cidadão Honorário” ao pastor Wilson Wild.

A homenagem é de autoria do vereador Cleiton Freitag, o “Gordinho do Suco”.

Filho de Helmuth Julio e Joliva Wild, Wilson Wild nasceu em 17 de agosto de 1957, em Toledo, é casado com Lenir Wild e pai de Adailton, Jonathan e Jean Wild.

Formado em 1978 pelo Instituto Teológico Boa Terra, em Curitiba, o homenageado é pastor há 40 anos, tendo iniciado seus trabalhos na Igreja de Deus, em Osasco, São paulo, onde permaneceu de 1979 a 1982.

No ano seguinte, passou a atuar na Igreja de Deus, em Mercedes, onde segue como pastor sênior até os dias de hoje.

Em 2000, começaram as reuniões na Igreja de Deus Comunidade Emanuel, em Marechal Cândido Rondon, onde tem atuado e pastoreado desde então, inclusive com dedicação especial aos dependentes químicos e alcoólatras, encaminhando-os aos centros de recuperação.

O pastor Wilson Wild também se dedica diariamente ao aconselhamento e atividades com crianças, adolescentes, jovens e casais.

O vereador “Gordinho do Suco” justifica a homenagem…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.