Geral
Unioeste organiza VII Simpósio Estado e Poder em Marechal Rondon

Publicado em:
De 30 de setembro a 3 de outubro acontece na Unioeste de Marechal Cândido Rondon o VII Simpósio Estado e Poder.
O evento ocorre desde 2007, tem periodicidade bianual e âmbito nacional.
A temática central desta edição, “Direitos, democracia e lutas sociais em tempos de crise”, propõe um amplo conjunto de questões históricas fundamentais para analisar, mas, ao mesmo tempo, enfrentar os problemas de nosso tempo.
São analises históricas e de várias leituras das ciências sociais sobre os pilares institucionais dos regimes democráticos, bem como a crise histórica da democracia burguesa; as experiências e processos históricos de regimes neoliberais, ditatoriais e fascistas, assim como seus recentes desdobramentos na ascensão e fortalecimento de movimentos e partidos de extrema-direita.
Serão duas conferências com professores de renome internacional, seis mesas redondas e cerca de uma centena de trabalhos acadêmicos sendo apresentados e abertos à discussão científica.
Alguns dos temas que serão tratados são: as resistências e lutas históricas do conjunto da classe trabalhadora e dos movimentos sociais em suas diferentes matrizes; as lutas de trabalhadores sem terra; as lutas pela moradia e por direitos sociais, assim como as lutas contra as opressões desenvolvidas por movimentos de mulheres, negros, LGBT, indígenas, imigrantes e refugiados.
São lutas que confrontam as diversas formas de exploração, expropriação e opressão produzidas e reproduzidas pelo sistema capitalista e agravadas em tempos de crise.
O evento é de especial interesse a estudantes, professores, profissionais das humanidades, e também ao público geral interessado em uma visão crítica da realidade.
Este já é o sétimo evento sediado no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
A Linha de Pesquisa Estado e Poder atua no Programa de Pós Graduação da Unioeste e estará, durante o evento, realizando bancas de defesa de trabalhos de pós Graduação.
As atividades são abertas ao público em geral e, para ter certificação, é preciso realizar a inscrição através do sistema de eventos.

Geral
Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Publicado em:
Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira
Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil.
Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil, também foram desenvolvidas hoje em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.
O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).
Fonte: Agência Brasil
Geral
Prefeito de Toledo é eleito para a presidência da AMOP

Publicado em:
Repórter – Maiko Bucker
Geral
Circuito Oeste de Futsal começa hoje em Marechal Rondon

Publicado em:
Competição será disputada até o próximo domingo, envolvendo times do masculino e feminino