Rádio Difusora do Paraná

Unioeste renova convênios com municípios para análises de solo

Buscando maior interação com a comunidade agropecuária, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, promoveu ontem, quinta-feira, a renovação de convênios para a realização de análises de solos com Prefeituras da região para 2020.

Onze municípios são contemplados 

Foram assinados convênios com os municípios de Mal. Rondon, Entre Rios do Oeste, Guaira, Maripá, Mercedes, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Santa Helena, Pato Bragado, São José das Palmeiras e Terra Roxa.

Os convênios assinados referem-se à prestação de serviços na área de análise de solos, plantas e amostras ambientais e são renovados anualmente, desde o ano 2000, entre estes municípios e o Laboratório de Química Ambiental do campus rondonense da Unioeste.

O laboratório iniciou suas atividades na área de análise de solos e plantas no ano 1999 atendendo toda a comunidade agropecuária da região

Oeste do Paraná.

Segundo o diretor do campus rondonense, Davi Félix Schreiner, diz que se trata de um laboratório com pesquisas de excelência, promovendo a transferência de tecnologias e inovações ao setor agropecuário nacional e internacional.

Os valores de 2020 para as análises são os seguintes: análise química de solo rotina – 42 reais e pelo convênio 36; conjunto de micronutrientes – 25 reais e pelo convênio 20 e análise física de solos – 25 reais.

Os agricultores interessados em realizar análises de solos podem procurar diretamente as Prefeituras conveniadas e as secretarias de Agricultura que deverão fazer o envio das amostras ao Laboratório de Química Ambiental.