Conectado com

Geral

Universidades estaduais do Paraná recebem 23,8 mil inscrições no SiSU 2022

Foto: UEM

No total foram ofertadas 3.790 vagas em cursos de graduação. Resultado da chamada está no site do SiSU. Aprovados em primeira chamada terão até o dia 8 de março para efetivar a matrícula.

 

As universidades estaduais do Paraná que ofertam vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) receberam nesta edição 23.840 inscrições. No total foram disponibilizadas 3.790 vagas em cursos de graduação. O resultado da chamada regular foi divulgado nesta terça-feira (22) no site do SiSU (AQUI). Os aprovados em primeira chamada terão até o dia 8 de março para efetivar a matrícula nas respectivas instituições escolhidas

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu 6.955 inscrições para 616 vagas; na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram 2.798 inscritos para 725 vagas; a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) teve 2.710candidaturas para 307 vagas; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu 5.182 inscritos para 622 vagas e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) registrou 6.195 inscrições para 1.520 vagas.

CRONOGRAMA – Os classificados devem ficar atentos aos documentos solicitados pelas instituições de ensino superior para a efetivação da matrícula, que vai até 8 de março. Todas as informações estarão disponíveis no sistema, no momento das inscrições.

LISTA DE ESPERA – Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, ou que foram aprovados para a segunda opção de curso, podem integrar a lista de espera. A partir desta terça-feira, até 8 de março, eles devem indicar esse interesse. Após esse prazo, no dia 10 de março, inicia-se a convocação pelas instituições dos candidatos em espera.

INSCRITOS – Para a primeira edição do SiSu neste ano foram ofertadas 221.790 vagas em 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior do país.

Fonte: AEN
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

 

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Casa onde moravam avós e neto em Toledo é destruída por incêndio

Foto: Portal Nova Santa Rosa

Restaram apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada

 

Na manhã desta segunda-feira (13), um incêndio de grande proporção causou destruição em uma residência localizada no Jardim Europa, em Toledo. A casa, com aproximadamente 80 m², era o lar de um casal de idosos e um rapaz de 20 anos, neto do casal. No momento do incêndio, apenas o casal se encontrava em casa. Ninguém se feriu.

Segundo relatos da moradora, o incêndio teve início no quarto do neto, provavelmente devido a um curto-circuito. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, porém, devido à intensidade das chamas, pouco puderam fazer para conter o fogo, que rapidamente consumiu toda a residência.

O incêndio destruiu completamente dois quartos, a sala, a despensa e a área externa, restando apenas as paredes de alvenaria e parte da cozinha, que segundo os bombeiros, está condenada. Os moradores perderam todos os seus pertences, incluindo móveis, eletrodomésticos e roupas.

Apesar dos esforços dos Bombeiros, que utilizaram aproximadamente 2.000 litros de água no combate ao fogo, não foi possível evitar a perda material.

 

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Capacitação para participantes de licitações tem inscrições gratuitas

Evento será realizado quinta-feira (16), na Acimacar

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do Módulo Empresarial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com os apoios da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial) e da plataforma BLL Compras, promove uma capacitação direcionada às empresas participantes e às que desejam se inscrever em licitações públicas.

O treinamento será realizado quinta-feira (16), às 19h, na Acimacar. A participação é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo endereço https://www.sympla.com.br/…/capacitacao…/2458440.

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é ampliar os conhecimentos para que as empresas estejam aptas a vender para os entes públicos. O incentivo é apresentado no âmbito do programa Compras Marechal.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.