Conectado com

Geral

Vacina contra novo coronavírus só estará disponível em 2021

Ilustrativa

Os estudos para uma vacina contra o novo coronavírus estão avançados em vários laboratórios do mundo, mas a vice-diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, pede um “otimismo cauteloso”.

A médica paranaense participou ontem da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná.

Falando direto de Genebra, na Suíça, Mariângela afirma que uma vacina para a população contra o vírus só estará disponível em meados de 2021.

A especialista explica que uma série de protocolos são necessários para que as pessoas comecem a ser vacinadas e mesmo assim, em um primeiro momento, não haverá uma vacinação em massa.

Ela disse que “Colocar uma vacina no mercado não quer dizer que ela estará disponível para todos, pois precisa passar por autorização das agências dos países”, destacando que no Brasil, a aprovação é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mariângela explica que a OMS trabalha com a expectativa de produção de pelos menos dois milhões de vacinas ainda este ano.

Segundo ela, quatro estudos no mundo estão avançados, na chamada fase 3, quando a testagem de eficácia é realizada com um grande número de pessoas, observando segurança e efetividade.

Atualmente, cerca de 160 vacinas estão em estudo em todo o planeta, em diferentes fases e enquanto os estudos avançam, a médica diz que a OMS não prevê uma vacinação em massa tão cedo.

Ela explica que o órgão visa garantir que todos os países tenham acesso à vacina, quando esta estiver disponível.

Antes da vacinação começar a ocorrer, no entanto, há longo caminho a ser percorrido, que consiste em comprovar cientificamente a eficácia dos medicamentos em estudo e por isso, as testagens passam por diversas fases antes da aprovação.

É a situação da vacina anunciada pela Rússia e segundo Mariângela, a OMS ainda não tem dados para saber em qual fase e qual eficiência.

A diretora da Organização Mundial de Saúde diz ainda que, enquanto não houver um medicamento que garanta uma imunidade massiva, será necessário um alerta global para o controle da pandemia.

A médica, que está diretamente envolvida no processo global de busca por medicamentos, diz ainda que enquanto não for encontrada uma vacina eficaz e segura contra o novo coronavírus, as medidas tradicionais para controlar a epidemia devem continuar, como isolamento social, evitando aglomerações e usando máscaras, além de praticar a higienização constante das mãos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Secretaria de Educação e Cultura dá início à formação continuada nos educandários

Foto: Assessoria

Os profissionais da educação de Pato Bragado estão participando da formação continuada desde o início da manhã desta quarta-feira, dentro da programação estabelecida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que antecede o início do ano letivo de 2023.

Tendo como local o café colonial do parque de exposições, a abertura da programação e as boas-vindas foram repassadas pelo prefeito Leomar Rohden, o Mano e pelo vice-prefeito, John Nodari, além de demais autoridades, e direção dos educandários.

Hoje na parte da tarde, a pedagoga doutoranda em educação e gerente da divisão no setor de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, Gislaine Buraki falará sobre o Fundeb.

As atividades seguem amanhã, no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro com os professores de educação infantil – de zero a cinco anos.

A pedagoga e mestranda em educação, Vanessa Furlan e a pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial, Silvana Zanin trabalharão o tema Musicalização, psicomotricidade, contação de histórias, transição entre educação infantil e ensino fundamental.

Já os professores do ensino fundamental se reunirão em uma sala para discorrerem sobre alfabetização com a mestre em letras-linguística, Rosana Becker.

Na sexta-feira  os professores terão atividades nas salas de aulas dos seus educandários.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Rondonense de 61 anos fica ferida após ser atacada por cachorro solto na rua

Ela foi salva por vizinhos que afastaram o animal

 

Na tarde de ontem (31) a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros na rua Colombo esquina com rua Paraná, onde uma senhora foi mordida por um cachorro solto na rua.

A mulher de 61 anos teve um ferimento e sangramento na perna, devido a mordida do animal.

Segundo a vítima, ela passava pela rua quando foi atacada, sendo salva por vizinhos que afastaram o cão.

Os policiais conversaram com a dona do animal sobre os cuidados e a responsabilidade dela como tutora, e ela disse estar ciente da situação.

A idosa foi encaminhada para atendimento médico na UPA. Ela também foi orientada, sobre caso tivesse interesse em representar contra a responsável pelo cachorro.

 

 

Fonte: Aquiagora

Continue Lendo

Agricultura

Eleito e empossado o novo conselho de administração da Copagril.

Foto: Copagril

Cerca de 400 pessoas entre associados, dependentes , representantes de cooperativas agropecuárias e de crédito da região e servidores, participaram na tarde desta terça-feira (31) da Assembleia Geral Ordinária da Copagril.

Dentre os diversos itens da ordem do dia, destaque para a prestação de contas da movimentação financeira de 2022 e a eleição e posse do novo conselho de administração e conselho fiscal.

O mandato do novo conselho de administração vai até 2026 sob a presidência de Elói Darci Podkowa; com Cesar Luiz Petri (Vice-Presidente) e Ademir Luis Griep (Secretário).

Os conselheiros vogais eleitos e empossados são: Edson Luiz Sulzbach, Ailton Eger,  Paulo Luiz Schreiner, Olivio José Hermann, Ademir Jasper , Alexandre Ricardo Wickert Vilmar Fulber  e Ricardo José Kemfer.

O Conselho Fiscal eleito para a gestão 2023 tem como membros efetivos: Valmor Francisco Kaiser,  Cristiano Weschenfelder e Leandro Ricardo Vivian.

Os membros suplentes são:  Juzemar Ferronato, Carlos Roberto Salamon e Nilton Fischer.

Ao se despedir do conselho de administração   após cerca de 30 anos, o então presidente Ricardo Chapla afirmou que sai com a  certeza de ter feito sua parte  no processo de crescimento da Copagril…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.