Rádio Difusora do Paraná

Vacina da H1N1 de 2021 é ofertada das 16h às 19h desta terça-feira no CIS

Horário diferenciado vale apenas hoje (18). Doses estão disponíveis nesta semana no CIS e nas demais unidades de saúde, exceto em Bom Jardim e São Roque, até as 16h45

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon destaca que ofertará exclusivamente nesta terça-feira (18), das 16h às 19h tendo por local o Centro Integrado de Saúde (CIS) a vacina da H1N1 de 2021 (influenza) para os cidadãos que deixaram de tomar o imunizante no ano passado.

Para receber a dose, basta apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação. O imunizante é aplicado em todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.

Vale ressaltar que a vacina disponível é a trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus influenza, nas cepas: A/Victoria/2570/2019 (H1N1), A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria), não havendo em sua composição a cepa Darwin (influenza A H3N2), a atual cepa circulante.

Unidades de saúde

Quem não comparecer ao CIS no horário diferenciado estipulado apenas para esta terça-feira, pode se dirigir até as unidades de saúde da sede e dos distritos, exceto em Bom Jardim e São Roque. Nesses últimos casos, a recomendação é de que a população se desloque às unidades de saúde de Iguiporã e de Margarida.

O atendimento nas unidades de saúde ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45.

Por sua vez, a vacina da H1N1 de 2021 permanece disponível no CIS durante a semana, todavia até as 16h45, ou seja, no horário normal de atendimento.

Doses

As doses da vacina que não forem consumidas pelos cidadãos rondonenses devem ser requisitadas por outros municípios, com a finalidade de vacinar um maior contingente populacional.

A transmissão da Influenza H3N2 é considerada comunitária, ou seja, o contágio entre as pessoas acontece em um mesmo ambiente, sem a possibilidade de saber a origem. Ainda não há nenhum caso da doença confirmado em Marechal Rondon.

 

Fonte: Assessoria